INÍCIO DO ANO LETIVO 2023/24 - INFORMAÇÕES
- Detalhes
- Acessos: 145
Exmo.s Alunos e Encarregados de Educação,
No passado mês de julho foram divulgados os horários para os Cursos Científico-Humanísticos (Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e Arte Visuais) e Cursos Profissionais (Desporto e Informática). Mais recentemente, no fim de agosto, foram divulgados os horários das turmas dos Cursos de Educação e Formação (CEF) de Técnico de Serviços Jurídicos e de Técnico de Saúde, assim como do Curso Profissional de Turismo.
Ainda com a possibilidade de mais algum ajuste e/ou alteração relembramos que os Horários para 2023/24 estão disponíveis online, no Portal da Escola da APEL.
Para aceder ao Portal da Escola da APEL, consultar o horário e obter outras informações, clique em:
https://www.escola-apel.com/portal
Depois, deve inserir o número do Cartão do Cidadão, seguido do número de processo/número de aluno.
ATENÇÃO: para os novos Alunos o número de processo/número de Aluno, constituído por 5 dígitos, pode ser encontrado no recibo de pagamento da matrícula ou no pedido de livros, por exemplo. Nos primeiros dias de aulas teremos o Cartão de Aluno para entrega, que também incluirá este número.
Relembramos as datas de inicio do 1º Semestre/Início do Ano Letivo 2023/24:
05 e 06 de setembro
- Início de atividades do Ensino Internacional, IB DP 1 e 2 (Maths Boot Camp/Extended Essay Week)
- Início das aulas (Jurídicos, Saúde e Turismo) e acolhimento das respetivas turmas
08 de setembro
- Acolhimento do 10º ano (só para alunos) no Auditório
10h00 Turmas de Ciências e Tecnologias (10A1, 10A2, 10A3, 10A4 e 10A5) e Turma de Desporto (TD1)
11h00 Turmas de Socioeconómicas (10C), Línguas e Humanidades (10D1 e 10D2), Artes (10E) e Informática (TGPSI1)
- Os alunos serão recebidos pela Direção e, depois, conhecerão o Diretor de Turma, os colegas turma e a sua sala. Serão dadas orientações e efetuada uma visita à Escola.
11 de setembro
- Início oficial das aulas no horário normal (cursos que não sejam Turismo, Saúde ou Jurídicos).
30 de setembro
- Daa prevista para a Abertura Oficial do ano letivo e reuniões de pais e/ou encarregados de educação com diretores de turma/apresentação do Trajeto Pedagógico (convite será enviado pela Escola, quando se confirmar a data).
Mais algumas informações importantes:
O Calendário Escolar completo, para 2023/24, poderá ser consultado em:
https://www.escola-apel.com/documentacao/diversos/calendario_2023-2024.pdf
- Relembramos que a Escola da APEL funciona em regime de semestres.
O Trajeto Pedagógico para 2023/24, que será apresentado pelos Diretores de Turma no dia da Abertura Oficial (data prevista: 30 de setembro). À posteriori estará disponível na página de Internet da Escola da APEL.
As Normas acerca de Matrículas e Anuidades devem ser consultadas pelos Encarregados de Educação, em:
https://www.escola-apel.com/documentacao/diversos/Normas_Matriculas_Anuidades.pdf
Com os Votos de um Excelente Ano Letivo 2023/24,
E com os melhores Cumprimentos,
A Direção da Escola da APEL
JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
- Detalhes
- Acessos: 49
Testemunhos APEL
Estou grata por esta experiência. Acompanhar este grupo de jovens até às JMJ Lisboa permitiu-me vivenciar momentos muito bonitos e enriquecedores, que guardarei para a vida. Ver a interação entre jovens de diferentes culturas, a partilha da fé, os atos de generosidade e a alegria, fez-me sentir mais esperança no futuro e confiança nesta juventude. Sinto que o Papa Francisco tem tido um papel importante na fé dos jovens, pois ele consegue ouvi-los e comunicar bem com eles. A sua humildade, simplicidade e alegria cativa a todos!
Prof. Cristina Rodrigues
Para mim foi um grande prazer participar nas Jornadas Mundiais da Juventude pois tive a oportunidade de ver o papa Francisco e conhecer como é viver uma jornada. Adorei poder conhecer melhor a cidade de Lisboa e de conhecer pessoas diferentes por exemplo chineses, espanhóis, australianos, colombianos e muitos mais. Também pude praticar o espanhol e o inglês, e claro a nossa língua portuguesa. Adorei a via sacra, a vigília e a missa do envio. Adorei os amigos que fiz e espero participar no jubileu, em Roma em 2025 e na próxima JMJ na Coreia do Sul em 2027. Recomendo a todos que participem na próxima JMJ.
João Vieira, 11º A3
A JMJ foi uma das melhores aventuras vividas por mim nos últimos tempos, pelo facto de ter sido uma semana repleta de alegria, fé, partilha, reflexão, conhecimento e ensinamento.
Desde o primeiro dia fomos postos a prova quer a nível físico, social e psicológico, pois tínhamos que caminhar bastante e os autocarros tal como os metros estavam cheios e muitas vezes precisávamos de aguentar a exaustão de um dia de peregrinação; interagimos com o grupo e com imensas pessoas de outros cantos do mundo, tendo de sair da nossa zona de conforto que é a língua portuguesa e falarmos inglês; e além disso movemo-nos pela fé ficando um pouco longe da nossa família que tanto queríamos que estivesse a partilhar dos mesmos momentos que nós.
Estou também muito feliz por ter cumprido com a mais importante das missões que foi ter visto o Santo Papa e acima de tudo, ter refletido nos ensinamentos que ele nos quis transmitir, sobretudo aos jovens: “Não tenham medo”, “sejam surfistas do amor” e “a única coisa grátis na vida é o amor”...
Posso tirar a conclusão de que apesar de sermos seres que erram ao longo da vida, muitas vezes arrependemo-nos de certas coisas e tentamos sempre ser a nossa melhor versão.
Gabriela Louçano, 12º A1
Já não sou novato nestas coisas das Jornadas Mundiais da Juventude. Esta já foi a minha sexta jornada em que participei, mas que teve um sabor muito especial, pois foi no nosso país.
Para mim foi uma experiência única e um privilégio poder acompanhar este grupo de 9 pessoas da Escola da APEL e do Colégio Missionário. Estou muito feliz pois cada um deu o máximo que pôde e felizmente tudo correu bem, apesar da multidão.
O que me marcou mais nestas jornadas foi sobretudo a via-sacra, muito bem conseguida, e a vigília de sábado à noite. É incrível como um milhão e meio de pessoas fez silêncio durante a adoração do Santíssimo. No imenso Campo da Graça não se ouvia uma mosca que seja.
Fica desde já o desafio lançado pelo papa para o Jubileu dos jovens em Roma, em 2025, e o convite para as próximas Jornadas Mundiais da Juventude em Seoul, em 2027.
Vamos lá?
Pe. Juan Noite, professor
Horários, Turmas e Calendário Escolar, para o Ano Letivo 2023/24
- Detalhes
- Acessos: 57
Exmo.s Alunos e Encarregados de Educação,
Ainda com a possibilidade de algum ajuste e/ou alteração informamos que a primeira versão dos Horários para 2023/24 já está disponível online, no Portal da Escola da APEL:
- Para consultar o horário e obter outras informações, como a turma, aceda a https://www.escola-apel.com/portal/
- Depois, deve inserir o número do Cartão de Cidadão (Encarregado de Educação ou Aluno), seguido do número de processo/número de Aluno.
ATENÇÃO: para os novos Alunos o número de processo/número de Aluno, constituído por 5 dígitos (exemplo: 16543), pode ser encontrado no recibo de pagamento da matrícula ou do cacifo.
[Nos primeiros dias de aulas teremos o Cartão de Aluno para entrega, que também incluirá este número].
Nota 1: Afixação de Turmas. Embora esta seja uma prática habitual, particularmente nas Escolas públicas, na nossa Escola, tanto a turma como o respetivo horário podem ser consultados no Portal, pelo que não existe necessidade de afixação. Salvo situações muito excecionais, não serão autorizadas mudanças de turma.
Nota 2: Os alunos do 12º Ano de Cursos Científico Humanísticos, não assistem a todas as aulas inscritas no horário. As 4 aulas de opções de 12º (duas aulas para cada opção) dependem das disciplinas escolhidas.
Exemplo: os Alunos de Ciências e Tecnologias, que tenham Biologia de 12º ano, só podem frequentar um de dois turnos (ambas as aulas T1 ou ambas as aulas T2), que depende da outra opção escolhida.
EXCECÕES à disponibilização dos horários:
Os horários de CEF de Técnico de Serviços Jurídicos, de CEF de Técnico de Auxiliar de Saúde e do Curso Profissional de Turismo, também serão disponibilizados online, mas apenas na semana anterior ao início das aulas.
Na mesma o portal está acessível, para consulta da respetiva turma. Salvo situações muito excecionais, não serão autorizadas mudanças de turma.
Neste momento fica apenas a indicação do horário geral de funcionamento dos cursos:
- CEF’s: das 13h30/14h00 às 20h10/21h00
- Turismo: das 13h30 às 18h50
O CALENDÁRIO ESCOLAR para 2023/24 pode ser consultado em: https://www.escola-apel.com/documentacao/diversos/calendario_2023-2024.pdf (na eventualidade de alguma posterior alteração e/ou correção, a ligação deverá ser a mesma)
Aproveitamos para indicar as datas de inicio do 1º Semestre/Início do Ano Letivo 2023/24:
- Início de atividades do Ensino Internacional, IB DP 1 e 2 (Maths Boot Camp/Extended Essay week) – 04 de setembro
- Acolhimento e início das aulas (CEF’s de Jurídicos e de Saúde) – 04 de setembro (tarde)
- Acolhimento do 10º ano (só para alunos) – 08 de setembro (manhã)
- Início oficial das aulas (restantes cursos, que não sejam Turismo, Saúde ou Jurídicos) – 11 de setembro
- Abertura oficial do ano letivo e reuniões de pais e/ou encarregados de educação com diretores de turma – 30 de setembro (convite será enviado pela Escola, que incluirá mais detalhes)
Normas acerca de Matrículas e Anuidades, com vista ao Ano Letivo 2023/24, podem ser consultadas em: https://www.escola-apel.com/documentacao/diversos/Normas_Matriculas_Anuidades.pdf
Com os votos de umas boas férias e os melhores cumprimentos,
A Direção da Escola da APEL
Entrega de Avaliações Finais de 2022/23, Renovações de Matrícula e novas Matrículas para 2023/24
- Detalhes
- Acessos: 2827
Exmo.s Encarregados de Educação e Alunos,
As datas previstas para entrega ou envio de avaliações finais deste ano letivo, de renovação de matrículas e de novas matrículas para 2023/24, são as seguintes:
Cursos Científico-Humanísticos de Ciências, Socioeconómicas, Línguas e Artes:
12º ano – 14 de junho – envio das avaliações, por correio eletrónico
11º ano – 14 de junho – entrega (presencial) e renovação de matrícula
10º ano – 15 de junho – entrega (presencial) e renovação de matrícula
Para horários de entrega e de renovação de matrículas clique aqui
Cursos Profissionais de Desporto e Informática:
Ano 3 (12º ano) – envio das avaliações em data a anunciar em julho
Ano 2 (11º ano) – 14 de junho – entrega (presencial) e renovação de matrícula
Ano 1 (10º ano) – 15 de junho – entrega (presencial) e renovação de matrícula
Para horários de entrega e de renovação de matrículas clique aqui
Curso Profissional de Turismo:
Ano 3 (12º ano) – envio das avaliações em data a anunciar em julho
Ano 1 (10º ano) e Ano 2 (11º ano) – data, hora e sala a anunciar pelo Diretor de Turma – entrega (presencial) e renovação de matrícula
Curso de Ensino Internacional/IB Diploma Programme:
Turma IBDP 2 – resultados finais de exames internacionais em julho/final exam results in July
Turma IBDP 1 – 29 de junho/June, 10h00, sala/room 212 – entrega (presencial) e renovação de matrícula/evaluations and enrollment for next year
Cursos CEF de Jurídicos e de Saúde:
CEF’s (12º ano) – 17 de julho – envio das avaliações por correio eletrónico.
Entrega de TIS de média do ano letivo, e outras distinções, e entrega de prémios de mérito, por notas obtidas em exames:
Todas as turmas – 18 de julho (horários a anunciar/alunos e encarregados de educação serão convocados pelos Diretores de Turma).
Matrículas para o ano 2023/24, para novos alunos na Escola, com pré inscrição (10º ano, transferências e CEF’s)
Os Encarregados de Educação serão contactados por telefone, para respetiva marcação da matrícula.
Matrículas para o ano 2023/24, para novos alunos na Escola, sem pré inscrição
Os Encarregados de Educação que procurem a Escola da APEL, sem pré inscrição dos seus educandos, devem ter em consideração o reduzido número de vagas disponíveis para o próximo ano letivo, o que dificultará a obtenção de vaga. A Escola já tem lista de espera, desde o mês de abril.
Será marcada uma data em julho, para vagas sobrantes, que será anunciada nas redes sociais e nesta página.
A Direção
Sessão Comemorativa da Semana da Europa, com Dr. Alberto João Jardim
- Detalhes
- Acessos: 384
Neste dia 12 de maio, decorreu, no Auditório da Escola da APEL, a Sessão Comemorativa da Semana da Europa, que contou com a intervenção do Dr. Alberto João Jardim. Os quase 200 alunos presentes tiveram a oportunidade única de ouvirem uma abordagem plena de conhecimento e experiência, acerca do percurso autonómico e de desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira, do seu enquadramento na Europa, da importância da União Europeia para a nossa Região e acerca do papel dos políticos na nossa sociedade. Esta atividade foi organizada em parceria entre os projetos Parlamento dos Jovens e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu.
Durante a sessão o Padre Fernando Gonçalves, Diretor-geral da Escola da APEL, realçou o papel fundamental que o Dr. Alberto João teve na história da própria APEL, uma vez que foi uma figura presente desde as ideias originais da sua fundação e durante estes quase 45 anos de existência como Escola.
A Direção agradece profundamente ao Dr. Alberto João Jardim pela sua presença na nossa Escola, pela amizade que sempre nutriu por este projeto e, nesta ocasião, pela partilha de conhecimentos com a nossa Comunidade Educativa.
Uma palavra de agradecimento também para Prof.ª Cristina Soares, por ter preparado estes momentos e orientado os trabalhos, e para o Aluno Martim Dantas, que lançou a ideia original desta visita, colaborou para a sua realização e representou os Alunos na sessão.
Workshop sobre proteção e cuidado de menores para Escolas Católicas da Madeira, um sucesso
- Detalhes
- Acessos: 333
No passado dia 5 de maio, decorreu, no Auditório da Escola da APEL, uma ação formativa para as escolas católicas da Madeira sobre a temática da proteção e cuidado das crianças, promovida pela Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC).
Mais de 80 pessoas, entre Diretores, Professores, Educadores e Técnicos das escolas católicas, participaram no Workshop “Como BEM educar, proteger e CUIDAR na (minha) ESCOLA”, que resulta de um projeto do CEPCEP (Centro de Estudos da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica), em parceria com a APEC e a AEEP.
Na abertura estiveram presentes o Bispo diocesano, D. Nuno Brás, o Diretor Regional de Educação, Dr. Marco Gomes, e o Diretor-geral da Escola da APEL, Padre Fernando Gonçalves. Entre os convidados também estiveram presentes a Coordenadora local da Comissão Diocesana de Acompanhamento de Crianças, Jovens e Pessoas Vulneráveis, Dra. Paula Margarido e a Prof.ª Maria José Moreira Fernandes, do Departamento do Ensino da Igreja nas Escolas (DEIE), da Diocese do Funchal.
Os formadores Sofia Marques e Rodrigo Queiroz e Melo desafiaram todos a repensar o modo como se relacionam com os menores, a estar atentos a sinais de mau trato e a promover os fatores de proteção. Também abordaram o modo de criar um mapa de riscos da instituição, um código de conduta e as regras de atuação em caso de suspeitas ou denúncias.