Em 12 de agosto de 1925, morre em Bruxelas o Padre Leão Dehon, Fundador da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus. Nesse momento, contemplando a imagem do Coração de Jesus, que tinha à cabeceira, exclama, cheio de confiança: “Para Ele vivi, para Ele morro!”.
Passados 100 anos da sua morte, os Dehonianos, presentes em mais de 40 países do mundo, continuam a sua ação apostólica, nas mais diversas atividades, querendo ser, como Dehon, construtores da civilização do amor e servidores da reconciliação dos homens e do mundo em Cristo.
São Joaquim e Santa Ana, nós vos saudamos com devoção e amor.
Nos alegramos de todo o coração pela vossa vida e pela graça com que Deus vos escolheu para serdes os Pais da Virgem Maria e os Avós de Jesus, nosso Senhor.
Cuidai de todos nós, de nossos Pais e, hoje especialmente, dos nossos Avós, por quem temos e sentimos muito amor.
Concedei-lhes saúde, alegria e conforto, para que continuem a ser exemplos vivos de fé e de amor para nós, seus Netos.
Que a vossa bênção os acompanhe sempre, e possam desfrutar de uma vida de paz e alegria, conforme o exemplo que vivestes na vossa família.
Olhai sempre por eles nesta vida, por vezes difícil, e fazei que não lhes falte assistência nas suas dores nem se sintam sozinhos sempre que precisarem.
Que a Luz Divina os ilumine, abençoe e ampare, até ao momento da sua partida para a Casa do Pai, onde permanecerão sempre à nossa espera, amando e intercedendo por nós ao Bom Deus.
Santa Ana e São Joaquim, olhai por nós e pedi a Maria, vossa Filha, que interceda, junto de Jesus, seu Filho e vosso Neto, pelos nossos queridos Avós.
No passado dia 4 de junho de 2025, a Escola da APEL acolheu com entusiasmo o evento Green Ideathon, uma iniciativa integrada no projeto europeu Greenathon in VET (2023-1-SK01-KA220-VET-000155000), que tem como principal objetivo promover competências verdes e o espírito empreendedor entre os alunos do ensino profissional. Durante a manhã, seis equipas de alunos apresentaram os seus projetos inovadores no âmbito da sustentabilidade, perante uma audiência atenta e um júri de excelência. As ideias abordaram temas como embalagens ecológicas, soluções de reciclagem, agricultura sustentável e produtos amigos do ambiente. Após uma difícil deliberação, o júri distinguiu os seguintes projetos: • 1.º Prémio – EcoPonto+ (Guilherme Mendonça, Martim Ramalho, Nélio Batista, Tomé Fernandes) – Turma TGPSI1 • 2.º Prémio - Bio Pack Sustentável (Ricardo Freitas, Simão Rodrigues, Steven Silva, Nuno Serra) – Turma TM1 • 3.º Prémio – Lumóra (Madalena Martins, Mariana Lopes, Marisa Baptista, Sara Batista)- Turma TD1A A organização agradece a todos os alunos participantes pelo empenho e criatividade demonstrados, bem como a todos os presentes que apoiaram com entusiasmo cada apresentação. Um agradecimento especial aos membros do júri, cuja experiência e dedicação foram fundamentais para o sucesso do evento: Dr. Edgar Viana, Prof. Duarte Filipe Sousa e Prof. Nuno Freitas O evento Green Ideathon foi mais do que uma competição — foi uma celebração de ideias, colaboração e compromisso com um mundo mais sustentável. Parabéns a todos! Para mais informações sobre o projeto Greenathon, pode consultar o site do projeto: https://greenathon.eu/