As estatísticas de colocação dos Alunos da Escola da APEL no ensino superior público revelam colocações de elevado nível, mantendo a fiabilidade e consistência do trabalho desenvolvido nesta Escola, por toda a Comunidade Educativa, ao longo dos anos. No total nove em cada dez alunos desta Escola entraram numa das suas três primeiras opções, o que corresponde a cerca de 91% dos colocados, quando a média nacional é de 86%, sendo que 61% entrou na sua primeira opção, valor que também se encontra acima da média nacional, que se cifra nos 56%. Apenas 5 alunos internos de 12º ano, dos Cursos Científico-Humanísticos, não ficaram colocados no ensino superior público.
É de salientar que 29% dos alunos da Escola da APEL ficaram colocados em cursos da área da Saúde, sendo que 10% ficou colocado em Medicina e os restantes 19% conseguiram importantes colocações em cursos como Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Imagem Médica, Veterinária, Ciências Biomédicas e outros, tanto por alunos provenientes de Ciências e Tecnologias, como por alunos provenientes do Curso de Técnico de Auxiliar de Saúde.
Sublinhe-se os 10% de colocados no Curso de Direito e 3% no Curso de Solicitadoria, o que perfaz 13% do total das colocações. Um grande número destas são de alunos provenientes de vários cursos de secundário, dos quais se salienta o de Línguas e Humanidades, mas, particularmente, de alunos originários do Curso de Técnico de Serviços Jurídicos, curso com grande tradição nesta Escola. Neste ano letivo em particular há que também salientar o desempenho dos nossos Alunos na colocação em cursos da área das Artes-Visuais, nomeadamente em Design e Arquitetura, que também perfazem 13% do total de colocados.
Além das áreas das Ciências e das Humanidades, foi em cursos de Gestão, Economia e Marketing em que cerca de 12% dos alunos ficaram colocados. Já no que diz respeito ao Desporto, área com mais de 18 anos de experiência nesta Instituição, foram colocados cerca de 5% dos alunos. Uma parte importante dos alunos provenientes dos Cursos Profissionais de Desporto, de Turismo e de Técnico de Informática, também garantiram vaga em cursos profissionais de nível universitário, os CTESP’s, em Universidades e Politécnicos espalhados por todo o país.
Por fim, há que referir que a Universidade da Madeira recebeu cerca de 30% dos nossos candidatos, constituindo-se como a Instituição com maior número de colocados desta Escola. As Instituições de Lisboa e do Porto seguiram-se em número e percentagem. Também é importante referir o elevado número de alunos que entraram em Universidades Privadas, como a Universidade Católica e a Escola de Enfermagem São José de Cluny, e em Instituições no estrangeiro, tanto por alunos dos Cursos de Ensino Português, como de alunos do Curso de Ensino Internacional IB Diploma Programme, que é lecionado em inglês. A grande maioria dos alunos internos da Escola da APEL ingressou no Ensino Superior.
A Direção da Escola da APEL agradece aos alunos, encarregados de educação, ao pessoal docente e não docente e a todos os que, de alguma forma, contribuíram para o sucesso destes alunos, o que também se traduz em sucesso para a Escola e para a Comunidade Educativa.
É com alegria que os vemos seguir outros caminhos, com a certeza de que o seu futuro estará repleto de alegria e sucesso, em virtude da preparação académica e da formação humana de matriz cristã que receberam na nossa Escola.
A Direção