COMUNICADO – Bênção das Capas 2022/23
- Detalhes
- Acessos: 655
Ex.mos Encarregados de Educação e Alunos Finalistas da Escola da APEL,
A Direção da Escola vem comunicar-vos o seguinte, em relação à Bênção das Capas/Finalistas deste Ano Letivo:
- Será no dia 07 de dezembro, quarta-feira, pelas 16h00;
- Terá lugar na Igreja do Monte;
(As portas da Igreja estarão fechadas até à chegada dos Finalistas, uma vez que só haverá lugar para os próprios Finalistas. A Direção está a estudar uma solução de transmissão para o adro/entrada da Igreja);
- A Eucaristia será presidida pelo Sr. Bispo do Funchal, D. Nuno Brás;
- A Madrinha será a D. Ana Zizina Laranja, Funcionária de longa data da Escola da APEL, e o Dr. Victor Calado, alto quadro do Banco Santander e Antigo Aluno da Escola da APEL;
- A concentração dos finalistas ocorre na Escola, a partir das 12h45;
- Pelas 13h15 reúnem-se no anfiteatro exterior, para uma primeira foto de grupo;
- Pelas 13h30 saem em cortejo pela Portaria da Rua do Til, acompanhados pela polícia, que orientará o percurso
[Rua do Til, Rua 31 de janeiro, Largo do Colégio, Avenida Arriaga e Avenida do Mar, até ao teleférico (14h30), viagem de teleférico até ao Monte, Caminho das Babosas e Igreja do Monte];
- Reorganização do cortejo no Caminho das Babosas está prevista para as 15h20/30;
- No fim da Celebração todos os Finalistas dirigem-se à escadaria, para a tradicional foto de grupo (é importante que não dispersem neste momento);
- Após a foto de grupo, dispersam para tirar fotos com amigos e familiares;
- Os finalistas descem do Monte pelos próprios meios;
- O Jantar de Gala decorrerá no Hotel Pestana Carlton Madeira (A lotação máxima de 200 pessoas já foi atingida);
- Após o jantar decorrerá o Baile, organizado pela Comissão de Finalistas (os Finalistas adquirem os seus bilhetes na Direção da Escola. Mais detalhes serão divulgados pela própria Comissão, através das redes sociais)
“Youth Media Sharks”, Intercâmbio ERAMSUS+, com jovens da Ucrânia
- Detalhes
- Acessos: 528
A Escola da APEL recebeu a visita de um grupo de 15 jovens da cidade de Sumy, Ucrânia, através do projeto ERASMUS+, intitulado “Youth Media Sharks”, que é desenvolvido pela Associação My Madeira Island. As atividades desenvolvidas foram direcionadas para cerca de 50 alunos da Escola da APEL, dos cursos de Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades e Ciências Socioeconómicas, decorreram nos dias 19 e 30 de novembro e incidiram sobre literacia dos média. Os alunos aprenderam a distinguir uma opinião de um facto e obtiveram estratégias, que permitem apurar a veracidade de uma informação, sobre temas como o COVID-19 ou a guerra na Ucrânia. No último dia de atividades, os jovens ucranianos foram inseridos nas aulas de educação física das turmas com quem trabalharam e participaram num intercâmbio cultural com Capoeira, sob a orientação do Mestre Beija-flor, do grupo Senzala de Santos.
Inspiring Future na Escola da APEL
- Detalhes
- Acessos: 439
Neste dia 17 de novembro, a Associação Juvenil Future dinamizou o seu projeto intitulado “Inspiring Future”, nas instalações da Escola da APEL. Este projeto consiste num conjunto de sessões direcionadas aos alunos finalistas, com vista à melhor informação e esclarecimento de dúvidas, acerca dos mais variados aspetos relacionados com o acesso ao ensino superior. Além de uma sessão explicativa do processo de concurso às instituições de ensino superior, também foram dinamizadas sessões temáticas acerca mais variados temas, a saber: saúde e desporto, ciências sociais e humanas, ciências e engenharias, gestão e economia e cursos técnicos superiores profissionais.
Mais de 300 alunos de 12º ano, de cursos científico-humanísticos e de cursos profissionais, participaram destas sessões, o que incluiu turmas convidadas das Escolas Básica e Secundária Ângelo Augusto da Silva e Escola Básica e Secundária João Gonçalves Zarco.
Protocolo entre APEL e AERAM
- Detalhes
- Acessos: 635
A Associação Promotora do Ensino Live (APEL) e a Associação de Esgrima da Região Autónoma da Madeira (AERAM) celebraram, no passado dia 22 de outubro, um protocolo de cooperação, que visa fomentar e desenvolver a educação e formação científica, cultural, desportiva, técnica e profissional, através de ações de interesse comum.
Este protocolo cria condições vantajosas aos associados e atletas da AERAM no desenvolvimento da sua atividade desportiva e académica, através, por exemplo, de descontos nas mensalidades e/ou propinas das atividades letivas da Escola da APEL, sejam do ensino secundário ou de formações de nível avançado, como MBA’s ou pós graduações. Por outro lado, os alunos e o pessoal docente e não docente da Escola, também passam a usufruir de vantagens no acesso às atividades desenvolvidas pela AERAM.
A assinatura do protocolo contou com as presenças do Padre Fernando Gonçalves e de Gonçalo Faria, Diretor Geral e Diretor Pedagógico da Escola da APEL respetivamente, e de Marco Freitas, Presidente da AERAM.
A Direção
ESCOLA DA APEL, EM ERASMUS+, NA TURQUIA
- Detalhes
- Acessos: 505
Alunos da Escola da APEL realizaram, no âmbito do projeto ERASMUS+, denominado “Green Globettroters in EU”, uma mobilidade na cidade de Manavgat, na Turquia.
O tema da mobilidade centrou-se na pegada CO2 do setor do Turismo, sendo realçadas as medidas com que todos podemos contribuir para a diminuição da emissão de gases que provocam o efeito de estufa no nosso planeta.
A mobilidade decorreu no período de 9 a 15 de outubro, sendo que, entre outras atividades, os alunos assistiram a uma palestra sobre a pegada de carbono, efetuaram a plantação de árvores, numa zona que foi alvo de um grande incêndio, e puderam visitar alguns pontos turísticos de interesse.
A nossa escola promoveu o turismo da Ilha da Madeira na comemoração dos ERASMUS DAYS, realizado pela escola turca anfitriã.
Para além da nossa escola e da escola que nos acolheu, em Manavgat, estiveram outras quatro escolas: uma de Itália (Roma), duas de França (Lyon) e uma da Sérvia (Belgrado).
NOTA DE IMPRENSA – Colocações dos Alunos da Escola da APEL no Ensino Superior
- Detalhes
- Acessos: 1076
As estatísticas de colocação no ensino superior público revelam que 33% dos alunos da Escola da APEL ficaram colocados em cursos da área da Saúde, sendo que 10% ficou colocado em Medicina e os restantes 23% conseguiram importantes colocações em cursos como Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Imagem Médica, Veterinária, Ciências Biomédicas e outros, tanto por alunos provenientes de Ciências e Tecnologias, como por alunos provenientes do Curso de Técnico de Saúde.
No total nove em cada dez alunos desta Escola entraram numa das suas três primeiras opções, o que corresponde a cerca de 86% dos colocados, quando a média nacional é de 84%, sendo que 61% entrou na sua primeira opção, valor que se encontra muito acima da média nacional, que se cifra nos 52%.
Sublinhe-se o elevado número de colocados no Curso de Direito que, em conjunto com o Curso de Solicitadoria, perfaz quase 20% dos colocados. Um grande número destas colocações são de alunos provenientes de vários cursos de secundário, dos quais se salienta o Curso de Línguas e Humanidades mas, particularmente, de alunos originários do Curso de Técnico de Serviços Jurídicos, curso com grande tradição nesta Escola.