SEMANA DO ANTIGO ALUNO MOVIMENTOU CENTENAS

Acessos: 5676

SEMANA DO ANTIGO ALUNO MOVIMENTOU CENTENAS

Durante toda a semana passada, a Associação dos Antigos Alunos da Escola da APEL (AAAEA) realizou a Semana do Antigo Aluno. No âmbito da iniciativa, foi concretizado um ciclo de conferências temáticas sobre diversas áreas de estudo. O evento pretendeu estimular um diálogo aberto entre atuais e antigos alunos da APEL de forma a ajudar os estudantes daquela instituição de ensino que estão em vias de escolher o seu futuro profissional a perceber melhor as carreiras à sua disposição e a respetiva integração das mesmas no atual mercado de trabalho.

 

Os temas abordados nas conferências foram Ciências, Economia, Desporto e Educação, Artes e Arquitetura, e, por fim, Humanidades. Ao todo, mais de seis centenas de alunos participaram nas conferências, que contaram com os contributos de quinze convidados diferentes, entre os quais o veterinário Duarte Correia, o engenheiro informático Leonardo Gonçalves, os economistas Pedro Calado e Sérgio Jesus, o dirigente desportivo Francisco Gomes, as professoras Vanda Oliveira, Frederica Gonçalves e Rosabel Gonçalves, a psicóloga Alícia Freitas, o artista plástico Diogo Goes, a arquiteta Lúcia Costa, a advogada Natália Baptista e Marco Gomes, Diretor Regional da Educação.
O balanço do evento foi francamente positivo, a julgar não só pela reação dos alunos que participaram, os quais ofereceram respostas de interesse e de muita participação, mas também da parte dos oradores convidados, que louvaram a iniciativa da AAAEA e corresponderam à chamada da Associação com conversas de grande qualidade e até com testemunhos pessoais de interesse. Sem dúvida, todos ficaram a ganhar, especialmente a APEL, que viu, assim, 'retornar a casa' caras conhecidas que não deixaram de enaltecer o papel fulcral da escola na sua formação intelectual e humana.
Abaixo, deixamos testemunhos de algumas das pessoas que participaram como oradores na Semana do Antigo Aluno:
Vanda Oliveira (Direção Regional de Educação): "Ter o privilégio de partilhar, com os atuais alunos da APEL, as experiências vividas entre 1984 e 1987, naquela que foi a minha 'outra casa' e a minha 'outra família', foi revisitar os alicerces da minha estrutura de conhecimentos teóricos, mas acima de tudo, destacar a importância das oportunidades que a Escola me concedeu para o desenvolvimento de competências e valores que vieram a determinar a pessoa e a profissional que sou hoje!"
Natália Baptista (Advogada): "Senti-me particularmente honrada pelo convite, o que desde já agradeço. Através desta comunicação, consegui lembrar e testemunhar a proximidade existente entre os alunos, os docentes e o corpo não docente da escola da APEL, o que para mim distingue esta escola das demais. E, este é o grande sentido da área das «Humanidades». A atividade foi de grande interesse porque, na minha opinião, permitiu ao aluno o conhecimento prático de uma dada profissão e/ou não, a consequente 'ligação' com o curso e o desempenho profissional."
Gonçalo Faria (Diretor Pedagógico da APEL): "Não tenho palavras para descrever o quanto é importante esta nova ponte que foi construída entre os antigos e os atuais alunos. Saliento a importância desta semana do Antigo Aluno da Escola da APEL, a primeira atividade da AAAEA, que foi recebida pela comunidade educativa com enorme entusiasmo e mostrou o quanto esta Escola é diferente, especial e humana. Estes traços estiveram presentes nos testemunhos dados pelos que voltaram à sua Escola mas também ficaram vincados naqueles que agora, sendo mais jovens e atuais alunos, procuram construir o seu futuro."
Leonardo Gonçalves (Engenheiro Informático): "É importante inspirarmos as mentes jovens a pensarem diferente, a abraçarem aquilo que as apaixona, a perceberem que sim têm de ganhar competência em alguma área. Uma das perguntas surgiu no sentido de sermos alguém que se consegue destacar baseados nos resultados que conseguimos gerar. É crucial destacarmo-nos. Ousarmos ser diferentes, sermos nós próprios, sermos autênticos e verdadeiros. Hoje contribuí desta forma e sinto-me grato por isso."
Lúcio Moniz (Vice-Presidente da AAAEA): ""O balanço da primeira Semana do Antigo Aluno é muito positivo. Primeiro, porque cumpriu-se o objetivo de elucidar os atuais alunos sobre as saídas profissionais que tem alguns dos cursos superiores que eles poderão escolher. E segundo porque aproximou alguns antigos alunos da Associação. Tenho a certeza de que será uma semana que se repetira todos os anos daqui para a frente."
Alícia Freitas (Psicóloga): "Se hoje sou Psicóloga (com muita dedicação), devo-o em grande parte à APEL, professores que me orientaram, aos colegas, ao ambiente formativo...foi a Escola que "acolheu" e amadureceu a minha escolha profissional, foi a Escola que me preparou para este caminho e acima de tudo foi a Escola que fomentou valores humanos e reforçou a melhor parte de mim: o sentimento de valorizar o ser humano e de querer exercer uma profissão em que pudesse contribuir para o bem estar dos outros. Foi com emoção que participei nesta Semana do Aluno, no dia dedicado às Humanidades. Existe o sentimento partilhado de que a APEL é um marco nas nossas vidas, foi um momento para (re)contar histórias, relatar os espaços doutros tempos, enfim partilhar tudo o que o tempo não apagou nestas duas décadas já passadas e por isso transborda o quanto foram significativas para todos nós. De destacar o grande envolvimento por parte da recente Associação de Antigos Alunos, da direção e dos docentes da Escola. A todos os alunos desta geração, desejo que cultivem as suas potencialidades e que façam da sua passagem na APEL um marco nas suas vidas!"
Frederica Gonçalves (Professora e Investigadora): ""É sempre um prazer voltar a "casa", seja como antiga aluna, seja como antiga professora. Desta vez regressei a convite da Associação de Antigos Alunos da Escola da APEL, a quem desde já agradeço e dou os parabéns por esta atividade, pois o nosso papel como sociedade passa também por partilhar/inspirar os atuais alunos das experiências vividas, sejam de formação sejam profissionais de forma que os ajude a decidir para o futuro. Da mesma forma que um atleta treina para se superar, ou superar o seu tempo, melhorar e aperfeiçoar a sua técnica com dedicação, a juventude de ontem, hoje, e de amanhã se não exercitar o seu cérebro, com estudo ou dedicação em algo, não atinge a sua meta definida. Independentemente se o sistema de educação esteja obsoleto. Saber gerir a maior herança que nos foi dada - o tempo 24 horas - é sim, dos maiores desafios que temos! O meu contributo foi ínfimo, mas espero que tenham percebido que não é preciso dedicar-se apenas a algo para se viver plenamente."
Francisco Gomes (Dirigente Desportivo): "É sempre bom voltar a uma casa onde encontramos um pouco de nós e revisitar algumas das nossas raízes. Esse regresso torna-se ainda mais aprazível quando temos a oportunidade de fazer um contributo para a próxima geração de jovens que certamente ajudarão a Madeira e o país a dar um passo na direção correta. Está de parabéns a AAAEA por, no seu primeiro evento, estar já a construir pontes de ligação entre os atuais e os antigos alunos da APEL, cumprindo o seu desígnio de ajudar a escola a edificar o seu futuro com respeito para com a matriz de valores e de princípios humanos que sempre a definiram e que dela fazem uma instituição diferente."
In página do Facebook da AAAEA