Visita de estudo à ETA da Alegria

Acessos: 5968

No dia 16 de dezembro, a turma do curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI) do 1º ano, acompanhados pelo Professor Hélder Domingues, realizou uma visita de estudo à Estação de tratamento de água Eng.º Manuel Rafael Amaro da Costa – ETA da Alegria, em parceria com o Eco Escolas.{gallery}noticias/2016/20161220,height=200,gap_h=33{/gallery}

Esta visita teve como principais objetivos conhecer o processo de controlo de qualidade da água da rede de abastecimento público da Madeira assim como a linha de tratamento de água da rede pública, divulgar e promover a cultura científica na área da Química e também fomentar o interesse dos nossos alunos pelo seu estudo, promover comportamentos responsáveis na área do ambiente e da saúde e modificar conceções alternativas dos alunos em relação ao Ambiente.

Esta estação está dimensionada para tratar um caudal máximo de 1000 litros por segundo, sendo a maior e mais importante estação de tratamento de água da Madeira.

A água que chega a esta ETA tem origem nas bacias hidrográficas de S. Vicente e de Santana, no centro da Ilha.

Está localizada na freguesia de São Roque, no Funchal, e serve parte da população deste Concelho (freguesias do Monte, Santa Luzia, Imaculado Coração de Maria, São Roque e Santo António, bem como as freguesias da Sé, São Pedro, Santa Maria Maior e São Gonçalo nos meses de maior pluviosidade).

Os alunos tiveram oportunidade de observar e perceber a linha de tratamento de água desde a zona de captação (chegada de água bruta) até à fase final de tratamento da água, a partir da qual é feita a repartição até às nossas casas.

Esta linha está instalada sobre o reservatório, dividido em 3 células individuais, com capacidade para armazenar 8.000 m3 de água tratada, a partir do qual é feita a adução aos reservatórios municipais e posterior distribuição para o abastecimento público.

Também foi aproveitado o momento para visitar o Laboratório Regional do Controlo da Qualidade da Água, que efetua cerca de 50.000 análises por ano, garantindo a qualidade da água da rede de abastecimento público da Madeira.