Dia Internacional da Filosofia

Acessos: 3320

No passado dia 17 de novembro realizou-se, no Auditório Pe. Mário Casagrande, uma palestra, proferida pelo Dr. Paulo Santos, jornalista da RTP/Antena 1, subordinada ao tema: Construção da Autonomia da Região Autónoma da Madeira. O jornalista, autor de uma série de documentários acerca do período de construção da autonomia na Madeira e Açores, focou-se em aspetos históricos relevantes para a época que levaram à consolidação dos princípios autonómicos. Os cerca de 150 alunos presentes puderam visualizar alguns excertos dos referidos documentários dos quais se realçam os movimentos da época, como a FLAMA, os atentados bombistas, o acidente do Avião da TAP no Aeroporto, a tomada de posse dos primeiros governos regionais e o processo que levou à bandeira da Região Autónoma da Madeira. A Direção da Escola agradece ao Dr. Paulo Santos, pela disponibilidade, e ao Grupo de Filosofia por ter dinamizado esta atividade.{gallery}noticias/2016/20161125,height=200,gap_h=33{/gallery}

Segue-se uma nota da responsabilidade do Grupo de Filosofia da Escola:
Determinado pela UNESCO, comemoramos, dia 17 de novembro, na Escola da APEL, o dia internacional da filosofia. A Filosofia é considerada, por esta organização, património da humanidade, no sentido em que promove a reflexão filosófica sobre o mundo e desenvolve o espírito crítico.
Pois, segundo a UNESCO, «a filosofia oferece os fundamentos conceptuais dos princípios e dos valores em que assenta a paz mundial: a democracia, os direitos humanos, a justiça e igualdade.»
Em tempos de crise e de barbárie urge o pensamento, urge a Filosofia.
O exercício da Filosofia, o filosofar, só é autêntico filosofar quando é feito de forma livre e pessoal, como afirmou Kant, Sapere aude.
A autonomia é, então, um exercício racional, livre, para que cada ser humano possa, autonomamente, autodeterminar-se e esta autonomia individual dar lugar a uma cidadania consciente que conduza a uma sociedade autónoma e verdadeiramente democrática.
Sendo a autonomia uma característica própria do saber filosófico e comemorando-se este ano os 40 anos da autonomia da RAM, pareceu-nos oportuno o tema “Autonomia” para dar a conhecer aos nossos alunos a importância do pensamento livre, que torna possível a realização de uma sociedade livre, autónoma.
Neste sentido, convidamos o Dr. Paulo Santos, jornalista da RTP/Antena 1, para dinamizar uma palestra em que abordasse a forma como se concretizou a construção da autonomia da RAM, ao qual agradecemos.
O Grupo de Filosofia