Workshop sobre proteção e cuidado de menores para Escolas Católicas da Madeira, um sucesso

Acessos: 590

IMG 6430JPG     IMG 6446JPG

No passado dia 5 de maio, decorreu, no Auditório da Escola da APEL, uma ação formativa para as escolas católicas da Madeira sobre a temática da proteção e cuidado das crianças, promovida pela Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC).

Mais de 80 pessoas, entre Diretores, Professores, Educadores e Técnicos das escolas católicas, participaram no Workshop “Como BEM educar, proteger e CUIDAR na (minha) ESCOLA”, que resulta de um projeto do CEPCEP (Centro de Estudos da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica), em parceria com a APEC e a AEEP.

Na abertura estiveram presentes o Bispo diocesano, D. Nuno Brás, o Diretor Regional de Educação, Dr. Marco Gomes, e o Diretor-geral da Escola da APEL, Padre Fernando Gonçalves. Entre os convidados também estiveram presentes a Coordenadora local da Comissão Diocesana de Acompanhamento de Crianças, Jovens e Pessoas Vulneráveis, Dra. Paula Margarido e a Prof.ª Maria José Moreira Fernandes, do Departamento do Ensino da Igreja nas Escolas (DEIE), da Diocese do Funchal.

Os formadores Sofia Marques e Rodrigo Queiroz e Melo desafiaram todos a repensar o modo como se relacionam com os menores, a estar atentos a sinais de mau trato e a promover os fatores de proteção. Também abordaram o modo de criar um mapa de riscos da instituição, um código de conduta e as regras de atuação em caso de suspeitas ou denúncias.