ANIVERSÁRIO DO INÍCIO DAS AULAS DA ESCOLA DA APEL

Acessos: 1200

20211018

Hoje, 18 de outubro, ocorre o 43º aniversário do primeiro dia de aulas da Escola da APEL.
Foi a 18 de outubro de 1978, tendo começado com algumas turmas de Alunos de 10º Ano, provenientes dos Colégios fundadores, a saber: Colégio Infante D. Henrique, Externato da Apresentação de Maria, Colégio de Santa Teresinha e Salesianos do Funchal.
É bom recordar datas fundamentais da história da nossa instituição, mesmo que a vida da comunidade educativa continue a sua normalidade, como acontece hoje. Talvez, assim, se compreendam ainda mais e melhor os objetivos que determinaram e determinam a sua razão de ser, pois é no empenho normal e nas rotinas do quotidiano que as instituições justificam a sua existência. E, quanto a isso, nem temos a menor dúvida, apesar das vicissitudes que nos têm atingido ao longo destas quatro décadas, onde estes últimos anos não têm sido fáceis. Mas foi e é em contextos por vezes penosos, que a APEL mostrou e mostra a força do seu passado, a resiliência do seu presente e o sonho do seu futuro. Bem-hajam todos os que no, passado e no presente, procuraram e procuram levar a nossa Escola a bom porto.
No ano passado, quisemos assinalar esta data com o lançamento da Bolsa de Estudos “Padre Mário Casagrande e Sr. Gastão Fernandes”, em favor de Alunos que a nossa Escola sente o dever imperioso de apoiar, dado o contexto familiar e social de necessidade em que vivem. A resposta, que houve e há, leva a data das primeiras doações. Ora bem, honrar, hoje, a nossa história só será possível se, quem beneficiou ou beneficia do que foi e tem sido a APEL nas suas vidas, souber manifestar solidariedade por quem, hoje, luta para garantir sonhos e projetos de futuro.
Sejamos então dignos, no presente, do nosso passado solidário, tão presente no testemunho dos que tanto fizeram pela APEL, a partir da sua fundação.
Parabéns, APEL, pelos teus/nossos 43 anos!...
Conta connosco no presente e para o futuro e que o Bom Deus continue a abençoar-nos!

A Direção da Escola da APEL