// REGRESSO ÀS AULAS PRESENCIAIS E INSCRIÇÕES NOS EXAMES

Acessos: 2850

20210405

Estimada Comunidade Educativa da Escola da APEL,

Após o período de confinamento e de aulas à distância, chegou o momento de prepararmos o regresso ao presencial. Como tal, pedimos a vossa atenção às seguintes orientações:

Curso Profissional de Turismo (TT)

As turmas de 1º e 2º ano de Turismo continuarão à distância/online nesta semana de 5 a 9 de abril, segundo horário já enviado.

Testagem de Alunos para a COVID-19 será a 7 de abril, no Pavilhão da Escola Jaime Moniz
(os procedimentos estão a ser organizados pela Escola, mas articulados através dos Diretores de Turma)

O regresso ao presencial está previsto para o dia 12 de abril, segunda-feira, com ajuste nas horas de entrada e saída, devido ao horário de confinamento.

 

Cursos CEF de Jurídicos e de Saúde (CEF’s)

Estas turmas continuam à distância/online até aviso em contrário, devido à gestão de horas. É necessário, não só manter o regime à distância, como agendar aulas aos sábados de manhã, segundo horário já enviado.

No curso de Serviços Jurídicos não é possível agendar aulas de manhã durante a semana, uma vez que há alunos a estagiar nesses horários.

Testagem de Alunos para a COVID-19 será a 7 de abril, no Pavilhão da Escola Jaime Moniz
(os procedimentos estão a ser organizados pela Escola, mas articulados através dos Diretores de Curso)

 

Todas as turmas restantes, do 10º ao 12º Ano (exceto CEF’s e TT)

O calendário apontava o início das aulas para dia 6 mas, devido aos procedimentos de testagem de Alunos para a COVID-19, o calendário foi reajustado da seguinte forma:

- dia 6 de abril: não há aulas.

- dia 7 de abril: não há aulas, por ser o dia de testagem de Alunos para a COVID-19, no Pavilhão da Escola Jaime Moniz (os procedimentos estão a ser organizados pela Escola, mas articulados através dos Diretores de Turma).

- dia 8 de abril: regresso às aulas presenciais, no horário normal.

 

Inscrições nos Exames Nacionais

Estão a decorrer as inscrições nos Exames Nacionais. A grande maioria dos Alunos que se vai inscrever nos exames nacionais esteve em reunião ZOOM com a Direção/Secretaria, onde foram explicados os primeiros procedimentos de registo.

A inscrição nos exames será efetuada turma a turma, com acompanhamento da Secretaria, em horário a transmitir aos Alunos.

Sabemos que a Plataforma de Inscrição tem causado alguns erros e constrangimentos, pelo que tentaremos esclarecer eventuais dúvidas, a partir do dia 8 de abril, que é quando a grande maioria dos Alunos regressam ao presencial.

Os Alunos que não estiveram em reunião ZOOM, devem dirigir-se à Secretaria da Escola para melhores orientações.

 

Regresso às aulas presenciais

O Plano de Contingência COVID-19 da nossa Escola continua em vigor e deve ser consultado de forma regular, uma vez que vai sofrendo alterações consoante as orientações das Autoridades de Saúde e do Governo Regional.

Está disponível em:
https://www.escola-apel.com/documentacao/plano_contigencia/Plano_contingencia_Escola_da_APEL_COVID19.pdf

Algumas medidas deverão ser implementadas com mais rigor, pelo que solicitamos a leitura do documento e o cumprimento das orientações nele inscritas. Voltamos a realçar a importância de vigilância de sinais e de sintomas, assim como o rigoroso cumprimento das medidas de distanciamento, higienização e utilização de máscara, entre outras. Os incumprimentos podem ser alvo de ações disciplinares.

 

Alteração ao calendário escolar, horários de Cursos Profissionais, fim das aulas e datas de exames

- As datas de fim de aulas foram alteradas pelo Governo Regional, para os Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e Artes Visuais

Fim do 11º e 12º ano – 18 de junho
Fim do 10º ano – 25 de junho

- No caso dos Cursos CEF e Profissionais o fim das aulas depende da gestão das horas de cada curso e de cada ano de formação, sendo que podem prolongar-se até julho, caso seja necessário.

- Até ao fim do ano letivo os horários dos Cursos Profissionais (Informática, Desporto e Turismo) sofrerão alterações à medida que algumas disciplinas forem terminado. Essas alterações serão transmitidas aos Alunos, sempre que ocorrerem.

- Os Exames Nacionais (1ª fase) decorrerão de 2 a 16 de julho, sendo que os resultados são afixados a 2 de agosto. Mais informações disponíveis em:
https://www.escola-apel.com/web/utentes/exames-nacionais

Com os votos de um bom regresso e os melhores cumprimentos,
A Direção