COMUNICADO À COMUNIDADE EDUCATIVA DA ESCOLA DA APEL - Regresso ao Ensino Presencial

Acessos: 1297
2021 01 10
 
Estimada Comunidade Educativa,
 
Dadas as orientações atuais, e salvaguardando alguma alteração que possa surgir nos próximos dias, a Direção da Escola da APEL vem, por este meio, informar a Comunidade Educativa que as atividades letivas voltam ao regime presencial, a partir de segunda-feira, dia 11 de janeiro.
Relembramos que o Plano COVID-19, disponível na nossa página de Internet, é de conhecimento e aplicação obrigatória, sendo que, dada a situação epidemiológica atual, recomendamos aos Pais/Encarregados de Educação e Alunos que se mantenham atentos ao surgimento de sintomas compatíveis com COVID-19.
Reforçamos as seguintes medidas, consideradas essenciais:
  • utilizar máscara de proteção individual, manter o distanciamento físico, higienizar frequentemente as mãos e respeitar todas as recomendações referentes à etiqueta respiratória, mantendo sempre uma autovigilância a sinais e sintomas relacionados com a COVID-19;
  • o acesso aos edifícios está condicionado, sendo que se deve privilegiar a via telefónica e eletrónica, para entrar em contacto com os nossos serviços.
  • as reuniões que tenham de ser estabelecidas, requerem marcação prévia;
  • evitar ajuntamentos no interior e exterior dos edifícios, mas também à entrada e saída da escola;
  • o controle da temperatura é da responsabilidade de Alunos e de Encarregados de Educação;
  • não se deslocar à escola, sempre que se apresentem sinais e/ou sintomas associados à infeção pela COVID-19;
  • permanecer em casa sempre que algum membro do agregado familiar teste positivo para COVID-19 ou que algum membro do agregado tenha estado em contacto com um caso positivo, ou suspeito, da doença;
  • contactar o SRS24 Madeira - 800 24 24 20 - e seguir as orientações emanadas pelas entidades de saúde;
  • manter a Direção da Escola informada do desenvolvimento das situações que possam surgir. Esta comunicação poderá acontecer diretamente ou através do Diretor de Turma.
 
A realidade atual, com o aumento de número de casos e o surgimento de variantes da doença com maior transmissibilidade, obriga a um maior controle das medidas previstas no Plano COVID-19 e a novas orientações, como, por exemplo:
  • limitação do uso de espaços fechados, como o Auditório e a sala multiusos;
  • limitação do uso das salas de informática às aulas curriculares dos cursos profissionais de informática, do CEF de Serviços Jurídicos, aulas de TIC e Aplicações Informáticas B. Outras situações carecem de autorização da Direção;
  • os apoios, que habitualmente decorrem da parte da tarde, passarão a decorrer online, exceto as aulas de preparação para exame para alunos autopropostos – Matemática A, Português e de Biologia e Geologia – e os apoios de PLNM e de Necessidades Educativas, vulgo Educação Especial.
 
Contamos com toda a Comunidade Educativa, para que se ultrapassem as dificuldades da melhor forma.
 
Mantenhamo-nos serenos e atentos às orientações que vão surgindo das autoridades competentes.
 
Agradecendo a vossa compreensão e os vossos esforços,
 
Com os melhores Cumprimentos,
A Direção da Escola da APEL