Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Acessos: 1795

Visita de estudo à Estação de Triagem e Transferência de Resíduos Sólidos Urbanos do Funchal

De 21 a 29 de novembro de 2020, decorreram por toda a Europa várias iniciativas para assinalar a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. A Escola da APEL, que também tem procurado, através das ações do Programa Eco-Escolas, promover hábitos cada vez mais sustentáveis na comunidade escolar, associou-se a esta iniciativa com diferentes ações.

Decoracao 3    Exposicao 2

Visita 1    Visita 3


- No dia 25 de novembro, os nossos alunos do 1º ano do Ensino Internacional IB Diploma Programme participaram numa atividade organizada pela Câmara Municipal do Funchal, que consistiu numa ação de informação/sensibilização e numa visita guiada à Estação de Triagem e Transferência de Resíduos Sólidos Urbanos do Funchal. Os alunos foram acompanhados pelas docentes Rosabel Gonçalves e Cristina Rodrigues. Esta atividade pretendeu promover a reflexão em torno da problemática do excesso de produção de resíduos, sensibilizar para a importância da sua prevenção e promover nos alunos a implementação de medidas no seu dia-a-dia para reduzir os resíduos e separá-los corretamente para serem reciclados. A Escola da APEL agradece à Câmara Municipal do Funchal por ter proporcionado esta atividade, dinamizada pelo seu técnico de educação ambiental, Pedro Silva, e por ter disponibilizado o transporte.
- Ainda de forma a assinalar a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, foram dinamizadas outras ações, entre outras, uma exposição e workshops de Natal.
A exposição pretendeu promover uma maior sensibilização sobre a problemática do excesso de produção de resíduos, e realçar a importância de fazer a correta separação dos mesmos. Esta ação também procurou alertar para a existência das ilhas de lixo nos oceanos. Os cartazes expostos sobre esta temática foram elaborados pelos alunos do 10ºC, com a orientação da Prof.ª Rosabel Gonçalves.
Os workshops de Natal: “Natal com menos desperdício - decorar, mas a reutilizar”, pretenderam alertar para a necessidade de reduzir o desperdício e elucidar sobre como fazê-lo, numa época de grande consumo e produção de resíduos como é o Natal. Foram criadas decorações de Natal, reutilizando materiais. Os trabalhos foram elaborados pelos alunos da Profª Andreia Pinto, docente de Necessidades Educativas, e pelos alunos do Ensino Internacional, IB Diploma Programme, no âmbito do Projeto Eco-Escolas, Projeto CAS e da disciplina de Environmental Systems and Societies, com a orientação das docentes Cristina Rodrigues e Carolina Leça.
Estas ações promovidas pela Escola foram inseridas na base de dados da European Week for Waste Reduction (EWWR) e podem ser encontradas em https://ewwr.eu/actions.

Embora as ações realizadas nesta semana fossem pontuais, a Escola da APEL promove de forma contínua ações de redução de resíduos, a correta separação dos mesmos e a sua valorização. Ao longo dos anos, a Escola tem promovido hábitos cada vez mais sustentáveis na comunidade escolar. Mais recentemente, neste ano letivo, a Escola investiu em vários ecopontos que foram instalados nos seus espaços, com o objetivo de incentivar a separação eficaz dos resíduos. Também no sentido de diminuir os resíduos dos jardins da Escola, deu-se início no ano passado à compostagem. E, neste ano letivo, com a entrega por parte da Câmara Municipal do Funchal de dois compostores, a APEL espera aumentar muito mais o composto produzido e a diminuição dos resíduos.
A Escola agradece à Câmara Municipal a entrega dos compositores e a oferta de diversos ecopontos, bem como à Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria pelo apoio concedido para apetrechar de ecopontos diversas salas de aula.