Mensagem de Páscoa 2020

Acessos: 4762

20200409 

À COMUNIDADE EDUCATIVA DA ESCOLA DA APEL:

- Alunos e Pais/Encarregados de Educação
- Pessoal Docente e não Docente

Estamos em pausa letiva, é certo, mas não em pausa afetiva ou solidária. Não, de todo!...

Tanto mais que, muitos de nós continuamos em isolamento/confinamento, em obediência ao “fica em casa”, enquanto tantos e tantos arriscam um serviço abnegado pelos outros: nas instituições de saúde a tratar dos doentes, na produção e distribuição de bens necessários para a nossa sobrevivência, no acompanhamento de crianças e idosos para que não fiquem ao abandono, na procura de soluções sociais e económicas para os muitos problemas deste tempo de pandemia sem fim à vista, na condução dos nossos destinos enquanto povo e, até, em momentos dolorosos em que não pode faltar um gesto amigo e solidário para aliviar sofrimentos e incutir esperança… Enfim, quantos heróis e heroínas…

Façamos também nós, enquanto Comunidade Educativa da APEL, parte deste todo, vivendo com responsabilidade as preocupações e angústias do momento presente e procurando dar o nosso contributo consciente e empenhado para que possamos sentir que nem estamos sozinhos nem queremos deixar ninguém sozinho a lutar pelo seu destino. E, mesmo cumprindo o “fica em casa”, há todo um conjunto de relações a cuidar, de serviços a prestar, de situações a melhorar, de afetos a reinventar!

Nestes dias, de Quinta Feira Santa a Domingo de Páscoa, a Igreja celebra os mistérios centrais da fé cristã. Está a fazê-lo em moldes diferentes, com templos vazios, sem expressões públicas, mas com a fé de sempre, embora lançando mão dos meios comunicação à distância. Podemos reservar algum do nosso tempo para acompanhar as celebrações, aproveitando para refletir e rezar, com o Papa Francisco, com os nossos Bispos e Sacerdotes, e, por que não?, para abrir o nosso coração, como pessoas e como família, a dimensões que nos poderão levantar o ânimo e incutir confiança, nestes tempos conturbados. Sim, porque Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou por nós, não deixou de nos amar até ao extremo!

Deixamos aqui a indicação das transmissões televisivas:

- Quinta-feira Santa: 16,30 hs – Sé do Funchal (RTP M)
- Sexta-feira Santa: 16,30 hs – Sé do Funchal (RTP M)
                                   20,00 hs – Praça de São Pedro – Roma (RTP 2)
- Domingo de Páscoa: 12,00 hs – Sé do Funchal (RTP M)

Nós, membros da Direção da Escola, embora experimentando as mesmas incertezas e angústias, desejamos garantir-vos a nossa presença amiga junto de cada um de vós nesta Páscoa e afirmar-vos que, solidários e empenhados nos nossos compromissos pessoais e sociais, vamos ultrapassar a situação presente. Para isso, contamos com o contributo de tantos…

Se o nosso abraço é, por agora, apenas virtual, acreditemos que o abraço de Deus em Cristo Jesus nos atinge até ao mais fundo do nosso ser.

Uma Santa Páscoa, com as maiores bênçãos de Jesus ressuscitado.

A Direção
P Fernando Gonçalves
Gonçalo Faria
José Gonçalves Vieira