User Rating: 5 / 5

Da Direção da Escola a toda a Comunidade Educativa,

A todos um abraço solidário e a garantia de que nos sentimos unidos e empenhados em ultrapassar as dificuldades no momento presente. Neste sentido e em articulação com as autoridades competentes, deixamos mais algumas orientações que complementam as anteriores (de 17 e 18 de março).

 

1. Suspensão dos serviços mínimos presenciais

Dadas as últimas orientações do Governo Regional, a Escola encerra também a portaria do Caminho dos Saltos.

- A Escola encerra fisicamente mas manterá a sua atividade, na modalidade de teletrabalho.

- Os contactos serão os habituais: 291 740 470 e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

- Acrescentam-se:

Secretaria: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;
Departamento de Cursos: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;
Contabilidade: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;
Serigrafia: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;

A Direção agradece os importantes contributos do pessoal não Docente, que tem mantido a Escola em funcionamento e que agora o continuará a fazer, prevalentemente, a partir de casa.

 

2. Interrupção letiva da Páscoa

Neste momento está a decorrer a interrupção letiva da Páscoa prevista no calendário escolar. De 30 de março até o dia 13 de abril (inclusive).

Relembramos que, apesar da interrupção letiva, o período de quarentena continua.
Embora já tenham decorrido duas semanas, continua a ser necessário que as famílias informem a Escola acerca de situações de suspeição, ou contágio, que ocorram. Desta forma, será possível identificar eventuais cadeias de contágio.

Sensibilizamos, novamente, para o estrito cumprimento das regras de higiene e de distanciamento social. Relembramos que é proibida a circulação na via pública sem justificação, assim como a deslocação a locais com concentração de pessoas.

 

3. Mensalidades

De acordo com as orientações do Governo Regional, os Encarregados de Educação estão dispensados de pagar a mensalidade do mês de abril.
No entanto as mensalidades em atraso ainda são devidas.

Reconhecemos que o momento é difícil para todos, mas a contribuição dos Encarregados de Educação é vital para a estabilidade financeira da Escola, pelo que existe a necessidade de regularização das mensalidades em falta.

O pagamento das mensalidades pode ser efetuado por transferência bancária.
Mais informações acerca de como proceder, e o necessário IBAN, poderão ser obtidos através dos serviços de contabilidade da Escola (291 740 470 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).
Agradecemos a vossa compreensão.

 

4. Reuniões de avaliação

Como a Escola da APEL está a funcionar por semestres, não decorrerão avaliações neste período de interrupção para os Cursos de Ciências e Tecnologias, Socioeconómicas, Humanidades, Artes, Serviços Jurídicos e Saúde. Calcula-se que as próximas reuniões destes cursos sejam possíveis quando o ano letivo terminar.

Já os cursos profissionais de Turismo, Desporto e Informática terão as suas reuniões de avaliação nos próximos dias. A avaliação será enviada aos Encarregados de Educação por correio eletrónico, até ao dia 6 de abril.
Caso não a recebam pedimos que entrem em contacto com o respetivo Diretor de Turma.

 

5. Atividade pedagógica da Escola

Durante estas duas semanas o pessoal Docente encontrou formas de manter atividades letivas com a maioria dos Alunos, recorrendo à utilização de plataformas digitais (Moodle da Escola, correio eletrónico, Skype, Whatsapp, e outras). Foi dada prioridade às disciplinas que deverão ser sujeitas a avaliação por exame nacional, bem como a unidades de formação/módulos dos cursos profissionais (Turismo, Deporto e Informática) que estivessem em vias de conclusão.

Ao longo desta interrupção deverão surgir mais informações (nacionais e regionais) acerca de como decorrerão as atividades letivas a partir do dia 14 de abril. Entretanto é importante que os Alunos, e os seus Encarregados de Educação, encontrem soluções que permitam o acompanhamento das aulas destas atividades letivas que, previsivelmente, acontecerão à distância.

A Direção solicita aos Encarregados de Educação que informem os Diretores de Turma, que continuarão a ser o elo de ligação com a Escola, de eventuais dificuldades nesse sentido.

A organização do ano letivo a partir da Páscoa será pensada pela Escola, mas só depois de a Secretaria Regional de Educação emitir orientações oficiais para as Escolas da RAM. Estes esclarecimentos da Tutela deverão incluir orientações para exames nacionais, concursos às universidades, cursos profissionais (Turismo, Desporto e Informática), cursos CEF (Jurídicos e Saúde), estágios, calendários escolares, avaliações, etc..

A Direção agradece aos Docentes que têm dedicado o seu tempo a manter atividades letivas à distância.

 

6. Exames nacionais

Até ao momento continua a não existir qualquer alteração ao calendário de exames previsto. A postura atual das entidades nacionais vai no sentido da sua realização, mesmo que noutras datas, pelo que é essencial que os Alunos dediquem o tempo extra disponível, até nesta interrupção, para a preparação com vista aos exames nacionais.

A Secretaria já processou mais de 250 inscrições, sendo que ainda faltam algumas. A seu tempo receberão a confirmação da inscrição. Relembramos que é a Escola que irá imprimir os impressos enviados e que, depois, irá articular a recolha de assinaturas.

As eventuais dúvidas em relação a inscrições continuam a ser articuladas pela Secretaria, com a D. Ynes Pita (só por este correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

O prazo de inscrição para os exames acaba no próximo dia 3 de abril, sendo que a inscrição fora de prazo tem um custo acrescido de 25€.

 

7. Pedimos que a página da internet da Escola (www.escola-apel.com) e as suas redes sociais (Facebook e Instagram), sejam consultadas frequentemente.

 

Estas informações serão atualizadas à medida que surjam novas orientações/recomendações, da parte das autoridades competentes.

Solicitamos que nos mantenham informados acerca do evoluir da situação no seio da família. Tenhamos confiança que juntos, e com a ajuda de Deus, vamos ultrapassar este tempo de incerteza e sofrimento.

 

Com muita estima,

30 de março de 2020

A Direção da Escola da APEL

P. Fernando Gonçalves
Gonçalo Faria
José Gonçalves Vieira