Horta biológica da escola / visita de estudo a uma exploração de agricultura biológica

Acessos: 2193

Dando seguimento à ação de sensibilização sobre “Agricultura Biológica” que teve lugar na Escola, no dia 19 de fevereiro de 2020 (Dia Eco-Escola), foram realizadas mais duas ações: a criação da horta biológica na Escola e uma visita de estudo a uma exploração de Agricultura Biológica. Nestas ações, os alunos foram acompanhados pela professora Cristina Rodrigues, coordenadora do Projeto Eco-Escolas.

Horta 1   Horta 2   Horta 3

 

 

A implementação da horta biológica na Escola teve lugar no dia 27 de fevereiro, pelos alunos do 1º ano do ensino internacional. Esta atividade decorreu no âmbito do Programa Eco-Escolas, e das disciplinas do IBDP - CAS (Creativity, Activity, Service) e ESS (Environmental Systems and Societies). Os alunos tiveram a preciosa colaboração da Engenheira Márcia Melim da Direção Regional de Agricultura (DRA) e do Sr. Emídio, funcionário da Escola. A horta biológica que foi criada é uma horta de plantas aromáticas. As plantas serão utilizadas na elaboração de infusões em futuros momentos de convívio na Escola.

A visita de estudo a uma exploração de Agricultura Biológica no Funchal teve lugar no dia seguinte- 28 de fevereiro de 2020. Nesta exploração de Agricultura Biológica da ASPFAM (Associação de Surdos, Pais, Familiares e Amigos da Madeira) os alunos do 1ºano do ensino internacional puderam observar diferentes culturas em modo biológico, desde frutícolas a hortícolas. Nesta visita a técnica da DRA, a Engenheira Márcia Melim, explicou a importância da compostagem, do empalhamento e da consociação de culturas e também fez referência às principais pragas e doenças de algumas culturas como a da bananeira. Foi também mostrado como se deve fazer uma armadilha com pseudocaule para capturar o gorgulho da bananeira. No final da atividade, todos foram presenteados com um lanche.

A Escola agradece a DRA no apoio a estas atividades e por ter doado várias plantas aromáticas para a horta biológica da Escola. A Escola também agradece à Associação de Surdos, Pais, Familiares e Amigos da Madeira por ter possibilitado a visita de estudo à sua exploração e por ter proporcionado um lanche. Um obrigado também ao Sr. Emídio por estar a colaborar no Projeto da criação da horta biológica.

Visita 1

Visita 2   Visita 3