Implementação do Plano de Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos da Escola da APEL

Acessos: 2341

Informação acerca de Exercícios de Treino Simulado. Alteração dos procedimentos em relação aos telemóveis.

Ex.mos(as) Encarregados(as) de Educação

Ao longo deste ano letivo a Escola da APEL tem vindo a implementar o seu Plano de Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos, denominado APELar à Segurança.

No âmbito deste projeto, de implementação legal obrigatória, e que conta com a Proteção Civil como parceiro, já decorreram sessões de sensibilização com toda a comunidade educativa, o que implicou, por exemplo, sessões de sensibilização com todos os Alunos da Escola. A seu tempo também irão decorrer formações para Docentes e não Docentes relacionadas com o uso de extintores e suporte básico de vida.

Neste enquadramento, e de forma a evitar alarmes e preocupações com possíveis notícias fora de contexto, a Direção da Escola informa-vos do seguinte:

- Durante este mês de fevereiro decorrerão exercícios de treino na Escola da APEL, para testar os procedimentos previstos. Estes exercícios serão em dias e horas variados, que não serão anunciados.

- Em março, em data que também não será divulgada, decorrerão exercícios de treino completos que implicarão a presença da Polícia, dos Bombeiros e da Proteção Civil, e que movimentarão toda a Comunidade Educativa.

- Em relação à gestão dos telemóveis dos Alunos:

As regras de Segurança preconizam que, no caso de evacuação, os pertences de cada um devam ficar para trás, valorizando sempre, e em primeiro lugar, a vida humana. Desta forma não há tempo útil para que cada um procure o seu telemóvel.

Então, e na sequência deste projeto, decidiu-se que uma forma de agilizar uma possível evacuação em cenário real implica a colocação, no início da aula, dos telemóveis dos Alunos numa caixa, que entretanto já está a ser usada nas salas de aula.

No caso de evacuação o Professor será o “cerra fila”, logo o último a sair, pelo que deverá fazer-se acompanhar desta caixa com os telemóveis até ao ponto de encontro previsto. Chegando ao ponto de encontro, o Docente poderá entregar os aparelhos aos Alunos, de forma a que estes fiquem contactáveis.

Também reforçamos que a Norma 7 (referida em baixo) já era de implementação obrigatória pelo que, neste momento, só há uma diferença: em vez do(s) telemóvel(eis) ficar(em) na mochila, na bolsa ou no bolso, passará(ão) a estar na caixa de cada sala.
Naturalmente os telemóveis poderão ser utilizados para atividades pedagógicas, desde que sejam pertinentes e que sejam por autorização dos Docentes.

IMPORTANTE: As normas de utilização da sala de aula são de cumprimento obrigatório pelo que o desvio a estas orientações implica a comunicação por Ocorrência, ou em caso de gravidade maior, Participação. Naturalmente a Direção e o corpo Docente contam com a vossa importante colaboração para a implementação destas medidas, particularmente no que aos telemóveis diz respeito.

Aproveitamos para relembrar as referidas normas, na redação que está afixada nas salas de aula:

“Deverá respeitar as seguintes NORMAS

1. Todos os que utilizam esta sala devem mantê-la arrumada e limpa
2. As paredes e as carteiras devem permanecer limpas, sem desenhos e escrita…
3. Só é permitido colocar qualquer cartaz com a autorização da Direção da Escola
4. Os alunos devem sentar-se no mesmo lugar
5. Toda a despesa da utilização indevida deste espaço, se não identificado o autor, será da responsabilidade da turma
6. Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas na sala de aula
7. Não é permitido o uso de telemóvel na sala de aula
A Direção da Escola não se responsabiliza pelo desaparecimento de qualquer material pessoal que seja deixado na sala de aula.”

Obrigado a todos pela vossa importante colaboração,
A Direção

Exemplo de simulacro de treino, vídeo da Secretaria Regional Educação, Ciência e Tecnologia/Proteção Civil