Dia Escolar da Não-Violência e da Paz

Acessos: 3859

É a 30 de janeiro que se comemora o Dia Escolar da Não-Violência e da Paz.
A data foi instituída em 1964, em Espanha, pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal, mas foi acolhida a nível internacional. Foi escolhido o dia 30 de janeiro por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.
O objetivo do Dia Escolar da Não-Violência e da Paz é alertar os alunos, o pessoal docente e não-docente, os pais e encarregados de educação, os políticos e os governantes para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não-violência.

Llorenç Vidal    Mahatma Gandhi

Fomentar a comunicação entre todos, impedir situações de “bulling” e incrementar a amizade são preocupações deste dia.
Em Portugal, realizam-se diversas atividades nos agrupamentos escolares, tendo em vista alcançar esses objetivos, que podem expressar-se em atividades, tais como: escrever frases ou textos e fazer desenhos sobre a paz; largada de balões ou de pombas; promover trabalhos de grupo, debates ou conferências; realizar sessões de teatro ou de cinema sobre a paz e a não-violência…
Importante mesmo é que este dia sirva para uma maior consciência de que só com a paz e a não-violência é possível promover uma sã convivência e o crescimento individual e coletivo…
E é fundamental não esquecer que a paz começa dentro de cada um!