Encerramento do Ano Letivo com o Sr. Presidente do Governo Regional, Dr. Miguel Albuquerque

Acessos: 3107

No passado dia 5 de junho a Escola da APEL recebeu a visita do Sr. Presidente do Governo Regional, Dr. Miguel Albuquerque, por ocasião do encerramento ano letivo 2017/18. O acolhimento decorreu no Auditório Padre Mário Casagrande onde o Sr. Presidente falou para uma plateia de 150 alunos acerca de ‘Participação cívica e Cidadania ativa’ dos jovens na política. Referiu-se ao impacto que esta participação tem na vida das pessoas ao dar como exemplo o papel das opções políticas na Educação. Sublinhou também a obrigação de apoiar o ensino livre referindo: “Apoiamos o ensino público e o privado porque somos defensores da liberdade de escolha em termos de educação. O Estado não deve ter o monopólio da educação, deve dar condições para as famílias escolherem em que escolas querem estar. Essa decisão cabe num princípio fundamental que é o da liberdade de cidadania, a liberdade de escolher de cada um”.

IMG 7990   IMG 8093

O Presidente do Governo focou ainda as várias políticas adotadas ao longo dos anos que permitiram que a Madeira tivesse um ensino de qualidade: “Foi como consequência de decisões políticas que se construíram escolas na Madeira. O ensino secundário era reduzidíssimo, só uma minoria é que frequentava o liceu, só uma minoria é que frequentava o ensino. Quem frequentava eram os mais ricos que tinham possibilidade de colocar os filhos no ensino e pagavam, ou então aqueles que eram selecionados, sobretudo por via do trabalho que se fazia na Igreja, nos seminários”, recordou o Dr. Miguel Albuquerque.

No fim da sua intervenção a Associação dos Antigos Alunos da Escola da APEL (AAAEA), com a ajuda da Aluna Margarida Silva da turma 11º A2, entregou ao Dr. Miguel Albuquerque, como lembrança da visita, uma peça artística da autoria do Antigo Aluno e Vice-Presidente da AAAEA, Diogo Goes.
Após uma visita às instalações da Escola, onde a comitiva presidencial foi acompanhada pela Direção da Escola e pela Direção da AAAEA, ambas promotoras deste encontro, decorreu um almoço junto dos Alunos e Professores.

A Direção da Escola agradece à AAAEA e a todos os que colaboraram para que esta visita tenha sido um sucesso agradecendo também, em particular, a disponibilidade do Sr. Presidente para estar presente na Escola neste momento de encerramento.

Texto adaptado de https://www.facebook.com/pg/madeira.gov.pt/photos/?tab=album&album_id=1712427005505281