9 DE AGOSTO: UM ANO DEPOIS!...

Acessos: 3118

Homenagem aos Heróis que salvaram a nossa Escola dos incêndios, em agosto de 2016.

No passado dia 9 de agosto de 2017, data do primeiro aniversário dos grandes incêndios de agosto de 2016, que lavraram na Ilha da Madeira, mais em particular na cidade do Funchal, e que ameaçaram gravemente a Escola da APEL, foi inaugurado um Mural, que honra aqueles que, deixando as suas famílias e a sua segurança pessoal, não abandonaram a Escola, lutando para que esta não fosse consumida pelas chamas.

Nesse dia 9 de agosto de 2016, de manhã cedo, alertado por telemóvel de que as chamas se aproximavam perigosamente pelo Caminho dos Saltos, o P. Fernando Gonçalves correu para a Escola, juntando-se a ele, pouco depois, o Sr. Rogério Fernandes, onde permaneceram ambos de prevenção. Mas foi só ao fim da tarde e durante a noite desse dia que o problema se agudizou, determinando a presença providencial de Funcionários e Amigos, os quais, valentemente e em luta contra o fogo, salvaram a Escola. Digna de registo foi a corajosa intervenção do Dr. José Vieira, Diretor Administrativo e Financeiro da APEL; dos Funcionários, Andrei Veste, Bruno Jesus, Carlos Freitas, Maurício Gonçalves, Nélio Vieira e Rogério Fernandes; e, também, dos Amigos, Eng. Fábio César Pestana e Srs. Rui Filipe Gonçalves e José Bruno Aguiar. Para eles, a Direção da Escola, já em 2016, tinha endereçado um voto de louvor e apreço, como registado na ata de Direção, número 24, de 26 de agosto de 2016, lida pelo Prof. Gonçalo Faria, Diretor Pedagógico da Escola, no início desta cerimónia.

IMG 0467   IMG 0488

Um ano volvido, e a partir de uma ideia do P. Fernando Gonçalves, Diretor Geral, que foi partilhada com o Prof. e Escultor Luís Paixão, e executada, com mestria, pelos Professores de Artes, Luís Pérez e Filipe António, a Escola da APEL concretiza, com a inauguração da 1ª fase de um Mural, a gratidão que a instituição sente por estes heróis, agora homenageados. Este Mural compreende uma série de painéis com pinturas simplificadas de cor branca sobre ardósia, que visam representar o paralelismo entre os materiais produzidos pelo fogo, como as rochas em geral e a ardósia em particular, e a arte de criar algo novo, como aquilo que se faz, no dia a dia da Escola, nos quadros pretos que, outrora, eram feitos deste material, como adiantaram aos presentes, numa breve explicação, o Prof. Luis Paixão e o Prof. Luís Perez.

  IMG 0490   IMG 0497

Marcaram presença neste momento de inauguração, onde também foram entregues certificados àqueles que lutaram para salvar a Escola, a Dr.ª Susana Prada, Secretária Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais; a Dr.ª Maria Madalena Nunes, Vereadora da Câmara Municipal do Funchal; o Dr. Gonçalo Aguiar, Presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria; o Prof. António Jesus e o Sr. Duarte Pacheco, respetivamente, Presidente e Tesoureiro do do Conselho de Administração da Escola da APEL; o Prof. e Escultor Luís Paixão; o Prof. Luís Pérez, do Grupo Disciplinar das Artes da Escola; toda a Direção da Escola da APEL; e, ainda, Alunos, Encarregados de Educação, Pessoal Docente e não Docente e Monitores, Crianças e Jovens do Campo de Férias da Escola da APEL.

No final da inauguração, ficou a promessa de que o Mural vai continuar com outros painéis, nos quais se envolverão também os alunos do Curso de Artes.

A Direção da Escola da APEL agradece aos que contribuíram para que esta 1ª fase do Mural fosse concretizada, bem como a todos os que estiveram presentes neste momento de inauguração e de homenagem, que decorreu com toda a dignidade.

IMG 0519   IMG 0507