MÊS DE MAIO COM O PAPA FRANCISCO (31 DE MAIO)

Acessos: 2562

No Centenário das Aparições de Fátima

Fatima1n1 

MÊS DE MAIO, MÊS DE MARIA, MÊS DE FÁTIMA...

31 de maio (4ª feira)

PALAVRA DO PAPA FRANCISCO

Maria, logo após de ter concebido por obra do Espírito Santo, vai visitar a sua idosa parente Isabel, também ela milagrosamente à espera de um filho.
Neste encontro repleto de Espírito Santo, Maria exprime a sua alegria com o cântico do Magnificat. O Evangelho mostra- -nos também qual é o motivo mais verdadeiro da grandeza de Maria e da sua bem-aventurança: o motivo é a fé! Com efeito, Isabel saúda-a com as seguintes palavras: «Bem-aventurada és Tu que creste, porque se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!» (Lc 1,45). A fé é o âmago de toda a história de Maria; Ela é a crente, a grande crente! Ela sabe – e di-lo – que sobre a história pesam a violência dos prepotentes, o orgulho dos ricos, a arrogância dos soberbos. No entanto, Maria acredita e proclama que Deus não deixa sozinhos os seus filhos, humildes e pobres, mas socorre-os com misericórdia e solicitude.

Esta é a fé da nossa Mãe, esta é a fé de Maria! Enquanto a vida passa, Deus faz resplandecer «para o seu povo, peregrino sobre a terra, um sinal de consolação e de esperança segura» (Prefácio da Assunção). Aquele sinal tem um rosto e um nome: o rosto luminoso da Mãe do Senhor, o nome abençoado de Maria, cheia de graça, bem-aventurada porque acreditou na palavra do Senhor: a grande crente! Como membros da Igreja, estamos destinados a participar na glória da nossa Mãe porque, graças a Deus, também nós cremos no sacrifício de Cristo na cruz e, mediante o Batismo, estamos inseridos neste mistério de salvação. Hoje oremos todos juntos a Ela a fim de que, enquanto percorremos o nosso caminho nesta terra, nos dirija o seu olhar misericordioso, ilumine a nossa vereda, nos indique a meta e, depois deste exílio, nos mostre Jesus, fruto abençoado do seu seio. E juntos digamos:
Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria!

(Papa Francisco, Praça de São Pedro, 15/08/2015)

Fatima1n2

ORAÇÃO DE MARIA EM CASA DE ISABEL

A minha alma glorifica ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
Porque pôs os olhos na humildade da sua serva:
de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações.
O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: Santo é o seu nome.
A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem.
Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos.
Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes.
Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias.
Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia,
como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo como era no princípio, agora e sempre.
Amen.

(Cfr. Lucas, 1,39-56)

Fatima1n3