MÊS DE MAIO COM O PAPA FRANCISCO (30 DE MAIO)

Acessos: 3034

No Centenário das Aparições de Fátima

Fatima 

MÊS DE MAIO, MÊS DE MARIA, MÊS DE FÁTIMA...

30 de maio (3ª feira)

PALAVRA DO PAPA FRANCISCO

Quando Deus nos visita, sempre nos tira para fora de casa: visitados para visitar, encontrados para encontrar, amados para amar. Na visitação à sua prima Isabel, vemos Maria, a primeira discípula. Uma jovem, talvez nos seus 15 a 17 anos, que, numa aldeia da Palestina, foi visitada pelo Senhor, anunciando-lhe que seria a Mãe do Salvador. Sai para ajudar a sua prima Isabel.
A alegria que nasce de saber que Deus está connosco desperta o coração, põe em movimento os pés. Nem agitada nem adormecida, Maria vai com pressa fazer companhia à sua prima, que ficou grávida em idade avançada.

Fatima

Maria, a primeira discípula, visitada, saiu para visitar. Foi a mulher que visitou tantos homens e mulheres, crianças e idosos, jovens. E, ainda agora, Ela não cessa de nos trazer a Palavra de Vida, seu Filho, Nosso Senhor. Maria é venerada como Mãe de Caridade. Geração após geração, dia após dia, somos convidados a renovar a nossa fé. Somos convidados a viver a revolução da ternura, como Maria, Mãe da Caridade.
A nossa fé faz-nos sair de casa e ir ao encontro dos outros para partilhar alegrias e sofrimentos, esperanças e frustrações. A nossa fé tira-nos de casa para visitar o doente, o recluso, quem chora e também quem sabe rir com quem ri, rejubilar com as alegrias dos vizinhos.
Há que aprender a sair de casa, como Maria, pelas sendas da visitação. E aprender a rezar com Maria, pois a sua oração é cheia de memória e agradecimento; é o cântico do povo de Deus que caminha na história. É a memória viva de que Deus está no nosso meio; é a memória perene de que Deus olhou para a humildade do seu povo, socorreu os seus servos, como prometera aos nossos pais e à sua descendência para sempre.

Papa Francisco, da Homilia, em Santiago de Cuba, 22/9/2015.

Fatima1m3

A ORAÇÃO DO PAPA FRANCISCO

Virgem e Mãe Maria,
Vós que, movida pelo Espírito,
acolhestes o Verbo da vida
na profundidade da vossa fé humilde,
totalmente entregue ao Eterno,
ajudai-nos a dizer o nosso «sim»,
perante a urgência, mais imperiosa do que nunca,
de fazer ressoar a Boa-Nova de Jesus.
Vós, cheia da presença de Cristo,
levastes a alegria a João o Baptista,
fazendo-o exultar no seio de sua mãe.
Vós, estremecendo de alegria,
cantastes as maravilhas do Senhor;
ajudai-nos para que a alegria do Evangelho
chegue até aos confins da terra
e que nenhuma periferia fique privada da sua luz.
Mãe do Evangelho vivo,
manancial de alegria para os pequeninos,
rogai por nós. Amen. Aleluia.

Papa Francisco, em “Evangelii gaudium” Roma, 24/11!2013