User Rating: 5 / 5

No âmbito da efeméride dos 60 anos da fundação da CEE/União Europeia, os grupos disciplinares de História e Geografia dinamizaram uma conferência intitulada “Desafios e Oportunidades da União Europeia na Atualidade”, que decorreu no dia 27 de março, no Auditório Padre Mário Casagrande, com a pretensão de fazer uma retrospetiva do que tem sido o Projeto Europeu nas últimas décadas, e, mais especificamente, apresentar as oportunidades que os alunos poderão usufruir no presente e/ou no futuro, como estudantes e, acima de tudo, como cidadãos europeus. 

  • _MG_3211
  • _MG_3231

A atividade teve início com a interpretação do hino da UE – Hino da Alegria - pela docente Marisa Cardoso no clarinete, os alunos Francisco Olim, Romeu Mota e Sara Correia nas violas e acordeão, respetivamente, e as alunas Emma Barradas, Micaela Abreu, Ana Rita Nunes e Carlota Gaspar com as suas harmoniosas vozes.
Seguiu-se a preleção do convidado Marco Teles, coordenador do Centro Europe Direct Madeira, que explorou os atuais desafios da UE, designadamente a situação dos migrantes, o Brexit e o terrorismo. Como oportunidades para os nossos alunos, o coordenador apresentou os programas “Corpo de Solidariedade Europeu”, o “Erasmus+” e o EURES (Portal Europeu da Mobilidade Profissional).
Os grupos disciplinares dinamizadores do evento endereçam os seus agradecimentos a todos os elementos envolvidos, considerando que a atividade constituiu uma mais-valia na promoção da cidadania europeia.