ALUNOS DA APEL NOS 60 ANOS DA RTP

Acessos: 3779

ALUNOS DA APEL NOS 60 ANOS DA RTP

No dia 7 de março, os alunos da turma do 1.º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo da APEL foram visitar o Centro Regional da Madeira da RTP, numa iniciativa relativa aos 60 anos da estação pública de televisão.

No edifício da RTP Madeira, os alunos visionaram um vídeo relacionado com a história da RTP, tendo de seguida visitado diferentes áreas de trabalho, como a Cenografia, onde compreenderam como eram feitos manualmente os cenários de todos os programas. Na Edição, foi-lhes explicitado o modo como são editados todos os programas da RTP. Na Régie, os profissionais da RTP explicaram todos os passos necessários para a realização de um programa e, inclusive, os alunos tiveram a hipótese de ser, em primeira-mão e em direto, assistentes de realização ou diretores de programa. De seguida, os alunos viram as unidades móveis de transmissão exterior.
O culminar da visita foi a simulação do programa “Madeira Viva”, em estúdio. Um dos alunos foi o pivot/apresentador, e três outros os entrevistados, tendo debatido, durante momentos, e gravado em direto, o tema do Terrorismo, com o auxílio não só de colegas como também de operadores de câmara profissionais da RTP. Os alunos demonstraram, nesse momento, a sua criatividade e a sua capacidade de interpretação de uma personagem, perante o olhar atento das câmaras.
Esta visita constituiu para os alunos do 1º ano de Turismo uma experiência inesquecível.