Pequeno Historial sobre a Escola da APEL

A Escola da APEL (Associação Promotora do Ensino Livre), Escola Católica, foi fundada a 21 de Julho de 1978, tendo dado início à sua atividade a 1 de Outubro de 1978. Foi criada, quando, em meados dos anos 70, se reconheceu a necessidade premente da existência de um estabelecimento do ensino particular de nível complementar, atual secundário, onde os alunos que terminavam o 3º ciclo pudessem continuar a optar pelo ensino privado.

Uma Escola Diferente. Uma Escola com Coração.

Inicialmente vocacionada apenas para os cursos gerais de prosseguimento de estudos, atualmente, a Escola da APEL desenvolve a sua atividade, também, na vertente profissional tendo em vista os jovens da RAM que, não estando vocacionados para o ensino superior, optem por entrar no mercado do trabalho, preocupando-se, assim, com uma constante adaptação às exigências do mercado de trabalho.

A Escola da APEL foi inovadora em diversas áreas do ensino ao aderir desde longa data aos cursos de formação profissional tanto para ativos, como para pessoas à procura do primeiro emprego. Foi, ainda, das primeiras escolas a dar início aos cursos do 13º ano via profissionalizante, colaborando, assim, com a Secretaria Regional de Educação na formação profissional dos jovens da RAM que, por um motivo ou outro, não prosseguem os seus estudos.

Para além da maioria dos alunos que todos os anos ingressam na universidade e que seguem a via dos cursos Científico-Humanísticos, há, hoje, inúmeros jovens que se inseriram no mercado do trabalho graças à formação adquirida na nossa instituição.

Projeto educativo de qualidade, com grandes opções pedagógicas:

• Perspetiva personalizadora / humanista da educação definidora de cidadania solidária;
• Síntese entre a vida, a cultura e a fé;
• Participação e cooperação como dinâmica fundamental da ação educativa da comunidade;
• Educação na mudança e para a mudança exigida pelos novos desafios do Século XXI;
• Educação de excelência no contexto de uma escola cultural.

Pessoa coletiva de fim interessado não lucrativo, de reconhecida utilidade pública, paralelismo pedagógico, acreditação e abrangida pela lei do mecenato.

• Corpo Docente estável e experiente;
• Ensino personalizador, turmas pequenas;
• Escola com resultados comprovados em Exames Nacionais, com elevadas taxas de aprovação;
• Elevadas percentagens de ingresso de alunos no Ensino Superior, na 1ª opção;
• Horários eficientes, na sua grande maioria, no turno da manhã;
• Instalações modernas e funcionais;
• Todas as salas com projeção e internet, laboratórios de nível universitário,
• Instalações desportivas de alto nível, vários ateliers de artes e escultura.

Diferente nas opções, Excelente nas soluções! Qualidade educativa em Turno Único.

historial

Hstorial