JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Testemunhos APEL

Estou grata por esta experiência. Acompanhar este grupo de jovens até às JMJ Lisboa permitiu-me vivenciar momentos muito bonitos e enriquecedores, que guardarei para a vida. Ver a interação entre jovens de diferentes culturas, a partilha da fé, os atos de generosidade e a alegria, fez-me sentir mais esperança no futuro e confiança nesta juventude. Sinto que o Papa Francisco tem tido um papel importante na fé dos jovens, pois ele consegue ouvi-los e comunicar bem com eles. A sua humildade, simplicidade e alegria cativa a todos!

Prof. Cristina Rodrigues

JMJ    JMJ-APEL

Para mim foi um grande prazer participar nas Jornadas Mundiais da Juventude pois tive a oportunidade de ver o papa Francisco e conhecer como é viver uma jornada. Adorei poder conhecer melhor a cidade de Lisboa e de conhecer pessoas diferentes por exemplo chineses, espanhóis, australianos, colombianos e muitos mais. Também pude praticar o espanhol e o inglês, e claro a nossa língua portuguesa. Adorei a via sacra, a vigília e a missa do envio. Adorei os amigos que fiz e espero participar no jubileu, em Roma em 2025 e na próxima JMJ na Coreia do Sul em 2027. Recomendo a todos que participem na próxima JMJ.

João Vieira, 11º A3

JMJ     JMJ-APEL

A JMJ foi uma das melhores aventuras vividas por mim nos últimos tempos, pelo facto de ter sido uma semana repleta de alegria, fé, partilha, reflexão, conhecimento e ensinamento.

Desde o primeiro dia fomos postos a prova quer a nível físico, social e psicológico, pois tínhamos que caminhar bastante e os autocarros tal como os metros estavam cheios e muitas vezes precisávamos de aguentar a exaustão de um dia de peregrinação; interagimos com o grupo e com imensas pessoas de outros cantos do mundo, tendo de sair da nossa zona de conforto que é a língua portuguesa e falarmos inglês; e além disso movemo-nos pela fé ficando um pouco longe da nossa família que tanto queríamos que estivesse a partilhar dos mesmos momentos que nós.

Estou também muito feliz por ter cumprido com a mais importante das missões que foi ter visto o Santo Papa e acima de tudo, ter refletido nos ensinamentos que ele nos quis transmitir, sobretudo aos jovens: “Não tenham medo”, “sejam surfistas do amor” e “a única coisa grátis na vida é o amor”...

Posso tirar a conclusão de que apesar de sermos seres que erram ao longo da vida, muitas vezes arrependemo-nos de certas coisas e tentamos sempre ser a nossa melhor versão.

Gabriela Louçano, 12º A1

JMJ

Já não sou novato nestas coisas das Jornadas Mundiais da Juventude. Esta já foi a minha sexta jornada em que participei, mas que teve um sabor muito especial, pois foi no nosso país.

Para mim foi uma experiência única e um privilégio poder acompanhar este grupo de 9 pessoas da Escola da APEL e do Colégio Missionário. Estou muito feliz pois cada um deu o máximo que pôde e felizmente tudo correu bem, apesar da multidão.

O que me marcou mais nestas jornadas foi sobretudo a via-sacra, muito bem conseguida, e a vigília de sábado à noite. É incrível como um milhão e meio de pessoas fez silêncio durante a adoração do Santíssimo. No imenso Campo da Graça não se ouvia uma mosca que seja.

Fica desde já o desafio lançado pelo papa para o Jubileu dos jovens em Roma, em 2025, e o convite para as próximas Jornadas Mundiais da Juventude em Seoul, em 2027.

Vamos lá?

Pe. Juan Noite, professor