Dia 7 de maio, D. Nuno Brás, Bispo do Funchal, visitou a Escola da APEL

Pelas 10,30hs do dia 7 de maio, D. Nuno chegou à APEL e foi acolhido pela Direção. De seguida, percorrendo os diversos espaços da Escola, foi saudado pelos alunos e pelo pessoal docente, presentes nas salas de aula, e pelo pessoal não docente no normal desempenho das suas tarefas.

IMG 0406

Mais tarde, já no Auditório Padre Mário Casagrande, literalmente cheio, deu-se início a uma sessão solene de boas-vindas e de apresentação da Escola, com breves intervenções do Pe. Fernando Gonçalves e do Prof. Gonçalo Faria, respetivamente, Diretor-Geral e Diretor Pedagógico da Escola.

Seguiu-se um Jogral sobre “Maria, Mãe de Jesus, nossa Mãe e Mãe de todas as Mães”, no qual, percorrendo algumas passagens bíblicas, um grupo de jovens alunos e de docentes, enalteceu o papel de Maria, como Mãe de Jesus, bem como a sua missão materna na vida de cada cristão, missão essa que recebeu em testamento no Calvário, pouco antes de Jesus morrer. Vários alunos, espalhados pelo auditório, davam seguimento à narrativa, enquanto outros, alunos e docentes, no palco, iam ajudando a compreender e a vivenciar as imagens que eram projetadas no grande écran, enquanto cantavam e tocavam as canções: “Deus, Deus é amor!”, “Avé Maria, Nossa Senhora da Conceição!”, “Maria és Mãe!”, “Ave Maria” (Schubert) e o “Alleluia”!

IMG 0628  IMG 0615

O Jogral terminou com um momento de oração, presidido pelo Sr. Bispo, onde se rezou pela comunidade educativa da Escola, sobretudo pelo presente e pelo futuro dos nossos jovens, bem como, pelas várias situações de fragilidade da Igreja, do Mundo e de tantas pessoas do nosso tempo a precisarem da intercessão da Mãe junto de Deus. E, como tínhamos acabado de celebrar o Dia da Mãe, no domingo dia 5 de maio, invocámos as bênçãos de Deus e a proteção amorosa da Mãe de todas as Mães, para cada uma das nossas Mães.
Como remate, o Senhor Bispo usou da palavra e estimulou toda a comunidade educativa a cultivarem os valores que fazem parte do ideário da Escola, nomeadamente, a verdade, o empenho, o bom testemunho, a liberdade, a criatividade e a disponibilidade para o seguimento de Jesus, bem ao jeito de Nossa Senhora, que, em todas as circunstâncias, disse sempre “sim” aos planos divinos.
Este momento culminou com a oferta ao Senhor Bispo de um quadro com o seu retrato-desenho a grafite, da autoria de uma aluna do 12º ano do Cursos das Artes.

IMG 0701
Já na cantina, por volta das 13,00hs, foi servido um almoço, que pôs termo a esta visita, a qual perdurará na memória de quantos a vivenciaram.
Obrigado, Sr. D. Nuno Brás, pela sua passagem amiga pela nossa Escola e os mais cordiais votos das maiores bênçãos de Deus e da assistência materna de Maria, no desempenho da sua missão pastoral na nossa querida terra.

IMG 0600  IMG 0621  IMG 0624  IMG 0632  IMG 0637  IMG 0651  IMG 0669