YOUNG BUSINESS TALENTS (YBT) 2017 - VISITA DE ESTUDO AO PORTO

Uma vez mais, a Escola da APEL representou a Madeira, participando com sucesso na etapa final do concurso YOUNG BUSINESS TALENTS (YBT), que teve lugar no Porto, no passado dia 8 de maio. Participaram neste evento, os alunos do 11ºC, Daniela Freitas, Micaela Câmara, Sofia Freitas e Xavier Dias, e a docente de Economia, Rosabel Gonçalves.
Esta ida ao Porto, para além da participação na final do YBT 2017, contemplava uma visita de estudo, com um programa que a docente de Economia, Rosabel Gonçalves, organizou em diálogo com os Alunos participantes e com a Direção da Escola.

Tendo chegado ao Porto já ao fim da manhã do dia 5 de maio, começámos com uma visita guiada, à Faculdade de Economia da Universidade do Porto-FEP, e ao Instituto de Contabilidade e Administração do Porto-ISCAP, duas instituições de referência nacional na área de economia e gestão, a primeira; e contabilidade e administração, a segunda Desta forma, foi possível esclarecer dúvidas sobre os cursos oferecidos e conhecer o ambiente académico de descontração que se sentia em vésperas das festas da Queima das Fitas do Porto. Na verdade, selecionar um curso superior é uma tarefa difícil para a maioria dos jovens, por isso, a Escola da APEL, com esta e outras iniciativas, apoia e incentiva os seus alunos a conhecerem a variada oferta do ensino superior português, e procura criar neles uma motivação que os leve a compreender a importância do empenho nos seus estudos e, também, a construir uma média do secundário mais sólida.
No fim-de-semana, 6 e 7 de maio, visitámos o centro histórico da cidade do Porto, através de uma viagem oferecida pela Yellow Bus, da Carris Tour do Porto, cujo itinerário, começando na Avenida dos Aliados, passou pela Praça da Batalha, Torre dos Clérigos, Casa da Música, Boavista, Foz do Douro, Ribeira, Gaia, Caves do Vinho do Porto... Pelo caminho, pudemos visitar a Estação de São Bento, a Torre do Clérigos, o Palácio da Bolsa; e saborear a “francesinha”, no famoso Restaurante Santiago!
Dia 8 foi a derradeira FINAL do YBT 2017, muito disputada entre 75 equipas, organizadas por 15 mercados, a correrem na plataforma do simulador de gestão da Praxis.
A nossa equipa, “Losmariachis”, conseguiu o 2º lugar do seu mercado, simulação 10, após uma grande recuperação de um 5º lugar! Na classificação final a nossa equipa ficou na 29ª posição, em relação às 75 melhores equipas participantes do YBT de todo o país.
Esta final foi uma experiência inesquecível, pelo convívio e todo o ambiente envolvente, de desafio entre os melhores jovens empreendedores do país, cuja caraterística comum é o empenho demonstrado ao longo de cerca de quatro meses, durante os quais, semanalmente, mantiveram o compromisso de gerir a sua empresa, tomando decisões em todas as áreas empresariais, desde as finanças, aos recursos humanos, à produção e marketing. Esta é uma grande experiência de soft skills, com certificação, por isso, já contribuindo para o enriquecimento do currículo profissional, cujas “hard skills” não são mais suficientes, pois todos os anos saem licenciados com as mesmas qualificações. Os alunos, além do estudo e das obrigações do calendário escolar, têm de compreender como é importante dedicarem-se voluntariamente a outras aprendizagens, que serão fatores diferenciadores e a chave do sucesso profissional e pessoal, bem como a aquisição de capacidade de trabalho em equipa, tal como no YBT!
Como docente, é muito gratificante contribuir para o desenvolvimento do currículo oculto dos meus alunos, por isso, incentivo a participarem no YBT. Além de que, acompanhar os meus alunos neste tipo de visitas de estudo, traduz-se num autêntico processo de aprendizagem para a vida.
E aqui deixo alguns agradecimentos que julgo necessários: à Escola da APEL, pelos apoios concedidos e pela dispensa dada aos alunos, enquanto decorreu a visita de estudo ao PORTO; à Dra. Ana Carvalho, da FEP, pelos esclarecimentos e sugestões partilhadas com os alunos; e, em especial, ao Professor Rui Bertuzi da Silva, do ISCAP, que amavelmente se disponibilizou para explicar a cadeira de Simulação empresarial, certificada pela Ordem dos Contabilistas Certificados, um projeto inovador e de efetiva aprendizagem prática; e agradecemos ainda a colaboração da YELLOW BUS, que ofereceu as viagens de autocarro.
Prof.ª Rosabel Gonçalves