MÊS DE MAIO COM O PAPA FRANCISCO (12 DE MAIO)

No Centenário das Aparições de Fátima

20170502    20170511

MÊS DE MAIO, MÊS DE MARIA, MÊS DE FÁTIMA...

12 DE MAIO (6ª feira)

Vivendo o Centenário de Fátima com o Papa Francisco:

O Papa Francisco chega hoje a Portugal, pelas 16h20, para uma viagem de cerca de 23 horas, com três celebrações na Cova da Iria, onde vai canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, e ter encontros privados com autoridades políticas e bispos católicos, por ocasião do centenário das aparições (1917-2017).

No dia 7 de maio, o Papa Francisco, evocando o centenário das aparições de Fátima e a sua “peregrinação”, por ocasião do 13 de maio, convidou os católicos a rezar pela paz,. E, perante milhares de peregrinos, reunidos na Praça de São Pedro, para a recitação da oração pascal do ‘Regina Coeli’, pediu-lhes:
“Neste mês de maio, rezemos o rosário, sobretudo pela paz. Recomendo-vos: rezemos o rosário pela paz, como Nossa Senhora pediu em Fátima, onde me vou deslocar em peregrinação dentro de poucos dias, por ocasião do centenário da primeira aparição”.
Na tarde e noite deste dia 12, preveem-se cinco momentos de oração. As causas da paz e as dores da família humana estarão particularmente presentes, sem esquecer o exemplo dos pastorinhos, Francisco e Jacinta, que o Papa vai canonizar no dia 13 de maio, bem como o de todos os que se entregam à mensagem do Evangelho. No início da celebração, o Papa, lança um desafio muito interpelador:
“Seremos, na alegria do Evangelho, a Igreja vestida de branco, da alvura branqueada no sangue do Cordeiro, derramado ainda em todas as guerras que destroem o mundo em que vivemos”.
“Percorreremos, assim, todas as rotas, seremos peregrinos de todos os caminhos, derrubaremos todos os muros e venceremos todas as fronteiras, saindo em direção a todas as periferias, aí revelando a justiça e a paz de Deus”.

O Papa conclui estes momentos de oração com uma “Consagração à Virgem do Rosário de Fátima”, antes de venerar a imagem da Capelinha e deixar aí um presente de homenagem a Nossa Senhora:
Mais à noite, antes da recitação dos mistérios do Rosário, o Papa vai proceder à bênção das velas, acendendo ele próprio uma vela, com esta oração:

"Dignai-Vos abençoar estas velas, que acendemos em vosso louvor; e, por intercessão da Virgem Mãe, que aqui se manifestou revestida da vossa luz, fazei que perseveremos na fé, até que um dia, quando o Senhor vier, possamos ir ao seu encontro, com todos os Santos, no Reino dos Céus. Amen”.

Durante a noite de 12 para 13, conforme é costume nas peregrinações, haverá uma grande vigília de oração que culminará, de manhã bem cedo, com a celebração da Eucaristia.

A Nossa Oração:

Nossa Senhora de Fátima,
Virgem Peregrina, que já visitaste a nossa Escola,
ao celebrar, agora, o centenário da tua primeira aparição,
derrama abundantemente sobre nós as tuas bênçãos maternais
e, como Francisco e Jacinta, torna-nos mais amigos de Jesus,
faz-nos mais irmãos uns dos outros e obreiros da paz,
na Família, na Igreja, no Mundo e nesta Terra que tanto amamos,
e ajuda-nos a realizar os nossos sonhos, projetos e atividades,
sem nunca desanimar perante as dificuldades do tempo presente,
a fim de vivermos felizes e contribuirmos para um mundo melhor.
Amen.